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Trevo Lácteos promove melhorias em seu portfólio

Estão em vigor no Brasil as novas regras para rotulagem de alimentos que apresentam mudanças importantes na apresentação de informações relevantes para o consumidor sobre os nutrientes contidos nos produtos.

 

Estímulo para promover a melhoria do portfólio, a Trevo Lácteos aproveitou o ensejo para mexer também nas formulações das composições e reduzir os açúcares nos produtos. O objetivo é atender a crescente demanda de consumidores que buscam uma alimentação mais saudável.

 

Em tempo recorde, todos os rótulos do portfólio – que conta com mais de 100 itens – e as formulações dos itens foram atualizados e já estão disponíveis nos mais de 10 mil pontos de venda em todo o Brasil.

 

Nova norma

 

Sob a batuta da ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), a nova norma determina que as empresas de alimentos proporcionem melhor clareza das informações aos consumidores através da nova regra.

 

Com isso, a tabela de informação nutricional impressa nas embalagens dos produtos passa por mudanças significativas. Uma delas é a impressão apenas em letras pretas e fundo branco para facilitar a leitura.

 

Outra importante alteração é a declaração de açúcares totais adicionais, valor energético e nutrientes por 100 g ou 100 ml para facilitar a comparação dos produtos e o número de porções por embalagens.

 

Melhoria contínua

 

Atenta à determinação, a Trevo Lácteos desenvolveu um programa especial para capacitar diversos núcleos da companhia através de treinamentos, webinars e estudos de caso a fim de esclarecer dúvida e alinhar as informações sobre a nova legislação e promover a melhoria de toda a linha de produtos.

 

Para tanto, todas as embalagens sofreram ajustes no layout. “Montamos uma estratégia interna para realizar todas as alterações e adequações dos produtos e rótulos antes do prazo limite estabelecido pela ANVISA”, relembra o COO Guilherme Costa. “Apesar disso, mantivemos nosso design e identidade dos produtos para facilitar a localização no ponto de venda”, acrescenta.

 

Mas segundo ele, uma das maiores preocupações da companhia foi seguir a norma não apenas na embalagem – e levar o cuidado extra à composição dos produtos com a redução de açúcares para privilegiar a qualidade.

Para tanto, a informação nutricional foi aplicada próxima à lista de ingredientes em cada uma das linhas de produtos, composta pelas marcas Apreciare, Trevinho, Trevinho Kids, Pulsi e Rural, distribuídas entre iogurtes, bebidas lácteas, petit suisse, requeijão e creme de leite para privilegiar clareza e a identificação pelo consumidor.

 

Rotulagem nutricional frontal

 

Considerada a maior inovação da regra, a rotulagem nutricional frontal nas embalagens ganhou especial atenção da Trevo Lácteos. “Buscamos melhorias nas formulações constantemente, por isso, não tivemos a necessidade do uso de lupa na maioria dos produtos”, explica o executivo, em alusão ao símbolo informativo que deve constar no painel da frente da embalagem com dados claros e objetivos sobre o conteúdo dos nutrientes relevantes para a saúde contidos no produto.

 

“Com relação às tabelas nutricionais realizamos um trabalho conjunto envolvendo parceiros e fornecedores para representar nutricionalmente todas as características incluídas com a nova legislação”, acrescenta Costa.

 

Pela nova legislação, os rótulos devem apresentar um design de lupa aplicado na face frontal superior das embalagens para identificar o alto teor de açúcares adicionados, de gorduras saturadas e de sódio presentes nos alimentos.

 

Alegações voluntárias

 

Outra alteração que está em vigor e já foi incorporada às embalagens do portfólio da Trevo Lácteos são as alegações voluntárias. Também conhecidas como alegações nutricionais, são informações usadas para atrair consumidores específicos, como atletas, esportistas ou consumidores com restrições alimentares.

 

“Para mantermos o padrão das alegações buscamos novas soluções de ingredientes que atendessem as novas regras para açúcares totais e adicionados, a fim de privilegiar a qualidade de nosso portfólio dentro da nova legislação”, conta o diretor. “Além disso, nossa equipe de marketing providenciou o redesign dos selos indicativos utilizados para as alegações”, finaliza.

 

 

Fonte: C+C Comunicação