Close

Um dos principais centros de reciclagem de embalagens cartonadas de bebidas da Europa inicia suas operações apoiado pela Stora Enso e Tetra Pak

Com um investimento conjunto de aproximadamente 29 milhões de euros da Stora Enso e da Tetra Pak, uma nova linha de reciclagem para embalagens cartonadas pós-consumo está iniciando suas operações na Polônia. A Stora Enso investiu aproximadamente 17 milhões de euros em uma nova linha de repolpação que recuperará as fibras cartonadas e a Tetra Pak juntamente com a Plastigram investiram um total de aproximadamente 12 milhões de euros para construir a nova linha. A linha tem potencial para triplicar a capacidade anual de reciclagem de embalagens cartonadas no país – de 25 mil para 75 mil toneladas – e dá margem para absorver todo o volume de embalagens cartonadas vendidas na Polônia, bem como volumes adicionais de países vizinhos, incluindo a República Tcheca, Hungria, Eslováquia, Letônia, Estônia e Lituânia.

Com uma capacidade anual de 50 mil toneladas, a linha de última geração da unidade de produção da Stora Enso em Ostrołęka (Polônia) é dedicada exclusivamente para a reciclagem de embalagens cartonadas pós-consumo de bebidas, separando fibras de polímeros e alumínio. As fibras são então recicladas, contribuindo efetivamente para a circularidade do material ao transformar em novos materiais de embalagem de papel. Esta nova unidade de reciclagem de papel é complementada pela empresa tcheca Plastigram Industries, que, juntamente com a Tetra Pak, está industrializando uma solução para reciclar polyAl1 em novos produtos.

“Durante décadas, trabalhamos para aumentar a capacidade de reciclagem de embalagens cartonadas, coinvestindo com recicladores, provedores de tecnologia e fornecedores em novos equipamentos e instalações”, comenta Lars Holmquist, EVP de Sustentabilidade e Comunicações da Tetra Pak. “Em 2022, a Tetra Pak contribuiu com quase 30 milhões de euros para projetos de coleta e reciclagem em todo o mundo, com planos de ir além e investir até 40 milhões de euros anualmente nos próximos anos. Como parte da Alliance for Beverage Cartons and the Environment (ACE), apoiamos a ambição da indústria de aumentar a taxa de coleta para reciclagem de embalagens cartonadas para 90% e a taxa de reciclagem para 70%, na UE, até 2030. Estou muito satisfeito em ver que nossa colaboração com a Stora Enso se traduz em um dos maiores centros de reciclagem de embalagens cartonadas para bebidas na Europa, contribuindo para essa ambição. Este também é um excelente exemplo de como ações sistêmicas e coletivas podem ajudar a manter materiais renováveis de qualidade, como fibras de papel, no circuito.”

“Estamos muito satisfeitos em ver os resultados de nossa estreita cooperação com a Tetra Pak, que, como a Stora Enso, tem como foco o desenvolvimento de soluções sustentáveis. Esta nova solução moderna marca uma adição significativa à capacidade europeia de reciclagem e um passo concreto na circularidade das embalagens de consumo. Além de complementar o escopo atual de nossa unidade de produção na Polônia, a instalação de reciclagem contribuirá significativamente para as metas de reciclagem e redução de resíduos da proposta da UE para uma regulamentação de embalagens e resíduos de embalagens”, disse Hannu Kasurinen, vice-presidente executivo de materiais de embalagem da Stora Enso .

A nova linha está preparada para aumentar a reciclagem de embalagens cartonadas em toda a Europa Central e Oriental, sinalizando a disposição da indústria de embalagens cartonadas de apoiar as metas de circularidade da proposta de Regulamento de Resíduos de Embalagens e Embalagens da UE (PPWR) e mostrando o papel fundamental da reciclagem na ajudando a transição verde do setor de embalagens de alimentos. A indústria de embalagens já investiu aproximadamente 200 milhões de euros para aumentar a capacidade de reciclagem de embalagens cartonadas na UE e planeja investir mais 120 milhões de euros até 2027.

1 O componente não fibroso das embalagens cartonadas é conhecido como poliAl, que designa as camadas de poliolefinas e alumínio utilizadas como barreira contra oxigênio e umidade para proteção do conteúdo alimentar em embalagens cartonadas assépticas.

 

Fonte: Cision