A Nestlé anunciou, recentemente, o Nescafé Dolce Gusto NEO. O Brasil é o primeiro país a receber a inovação e produzirá 100% das cápsulas compostáveis na fábrica sustentável de Nescafé Dolce Gusto.
Para que as cápsulas cheguem até o consumidor de forma segura, a Valgroup – uma das maiores produtoras, transformadoras e recicladoras de embalagens plásticas do mundo – desenvolveu uma embalagem monomaterial ready to recycle (pronta para reciclar) com uma rigorosa hermeticidade, o que garante uma alta barreira e segurança para o produto oferecido pela Nestlé.
O desenvolvimento do projeto levou cerca de três anos e contou com a expertise da Valgroup, pioneira global na criação da embalagem 100% reciclável e segura, além do design diferenciado que permite a abertura da embalagem diversas vezes sem romper a barreira necessária para a garantia do shelflife do produto.
Com foco na sustentabilidade, as duas empresas trabalham no desenvolvimento de soluções e produtos inovadores para levar até o consumidor a perfeição do preparo e a qualidade das bebidas que são diferenciais inéditos no segmento, com uma embalagem segura e reciclável.
Para a Valgroup, participar deste projeto reforça o seu compromisso com a sustentabilidade. A empresa possui um robusto posicionamento ESG, como ser NET ZERO até 2040, neutralizando a emissão de carbono e reciclando o equivalente a 100% da quantidade de embalagens produzidas, contribuindo efetivamente para a economia circular por meio da retirada de resíduos plásticos do meio ambiente.
De acordo com o Gerente de Inovação e Tecnologia da Valgroup, Márcio Kimura, o desenvolvimento de uma embalagem robusta e com materiais diferenciados proporciona ao consumidor mais segurança para o consumo do produto.
“Com esta inovação podemos transportar muito mais cápsulas até o nosso consumidor utilizando menos material. Uma embalagem técnica com materiais diferenciados para proporcionar uma ótima selagem e, consequentemente, uma extraordinária hermeticidade e resinas que
conferem uma alta resistência térmica para podermos simplificar a estrutura sem perder a produtividade.” – afirma Márcio Kimura, Gerente de Inovação e Tecnologia da Valgroup.
Não por acaso, o Brasil será o primeiro mercado consumidor do lançamento global. “Uma tecnologia desse porte honra a qualidade do café brasileiro, alçando a entrega do produto a outro nível de sabor e experiência.” – explica Rachel Muller, Vice-presidente de Cafés e Bebidas da Nestlé Brasil.
As cápsulas são produzidas na Fábrica Triplo Zero, de Nescafé Dolce Gusto, em Montes Claros (MG). Primeira unidade da Nestlé no mundo a receber certificação de Impacto Ambiental Neutro em todas as etapas industriais, a fábrica utiliza somente água de reuso, não gera resíduos para aterros, e neutraliza 100% das suas emissões (daí estampar o título Triplo Zero). Para a fabricação das cápsulas de NEO, a unidade ganhou uma nova linha de produção, automatizada a partir de conceitos da indústria 4.0, com mão de obra altamente capacitada.
Toda a variedade de cápsulas está à venda desde o início de dezembro deste ano. Além disso, no e-commerce, é possível encontrar uma embalagem com capacidade para 30 cápsulas e personalização com o nome desejado, com a mesma tecnologia e segurança proporcionada pela Valgroup.
Fonte: Valgroup