VDMA firma apoio à Feira Plástico Brasil

Desde janeiro de 2024 com sede própria no Brasil junto à AHK Brasil (Câmara Brasil-Alemanha de São Paulo), a VDMA (sigla em alemão para Associação dos Fabricantes de Máquinas e Instalações Industriais) anunciou também a parceria com a feira Plástico Brasil, o principal encontro da cadeia de transformação da indústria do plástico, programada para acontecer de 24 a 28 de março de 2025, no São Paulo Expo, em São Paulo.
Segundo a própria VDMA, o Brasil é, de longe, o maior e mais importante mercado da América do Sul para a indústria alemã e europeia de engenharia mecânica e de instalações industriais. Mais de 300 empresas associadas à VDMA estão presentes no país com suas próprias filiais e recebem, há dez anos, o apoio do escritório de representação da VDMA em São Paulo.
Ao apoiar a Plástico Brasil, a VDMA se aproxima do mercado brasileiro e dos seus principais players. “A ideia da colaboração com a ABIMAQ e a Informa Markets na Plástico Brasil é aproximar os mercados e estar no evento para interagir com as empresas. Sabemos que o mercado brasileiro demanda atualização na infraestrutura industrial, assim como no tipo de maquinário empregado na indústria, ou seja, é um mercado muito promissor para os fabricantes de máquinas e equipamentos.”, diz o gerente de projetos ligados a tecnologias leves híbridas da VDMA, Dámaso López Ruiz.
Interesse internacional
Segundo López Ruiz, as recentes iniciativas do governo federal em incentivar a modernização do parque industrial brasileiro reforçam o interesse de empresas alemãs e europeias em estabelecer parcerias comerciais com o Brasil. “A atualização dos parques industriais é vital para que a indústria de um modo geral e a do plástico em específico possam produzir de forma mais eficiente em termos de emissões de gases poluentes, geração de resíduos, consumo energético e reciclabilidade”, avalia.
“A edição da Plástico Brasil em 2023 foi um sucesso no que se refere a oferecer ao público visitante diversas opções de sistemas de transformação do plástico capazes de acompanhar as demandas de uma produção sustentável, o que nos deu a certeza de que a parceria entre a VDMA e a Plástico Brasil beneficiará a toda a cadeia”, continua o executivo da VDMA. “Será uma oportunidade importante para fomentar o desenvolvimento da indústria em torno da necessidade de encontrar soluções para os impactos do plástico no meio ambiente, considerando a realidade de cada país e de cada sociedade. Por exemplo, soluções bem sucedidas na Alemanha podem ser usadas no Brasil, mas devem ser adaptadas para a realidade local. A Plástico Brasil será uma oportunidade muito importante para essa troca de experiências e de conhecimento. Estaremos no pavilhão alemão na Plástico Brasil, com empresas germânicas, assim como executivos, para promover e incentivar a relação entre os dois mercados.”, conclui.
A VDMA representa 3.600 empresas alemãs e europeias de engenharia mecânica e de instalações industriais. Trata-se de uma indústria que emprega cerca de 3 milhões de pessoas na União Europeia, sendo mais de 1,2 milhão somente na Alemanha, o maior empregador entre os setores de bens de capital nessas localidades é responsável por um volume de negócios estimado em 860 bilhões de euros na União Europeia.
A associação também anuncia que, como parte de uma mudança de gerações, a gerência do escritório de representação da VDMA foi assumida, desde 1º de janeiro de 2024, por Fabiane Wahlbrink, que nos últimos dois anos realizou com sucesso várias atividades para a associação, fortalecendo a sua rede de membros. Fabiane Wahlbrink sucede a Thomas Junqueira Ayres Ulbrich, que construiu e expandiu o escritório de representação e a rede de membros da VDMA no Brasil desde março de 2013. “Estamos realmente muito felizes em fazer parte da Plástico Brasil, junto à ABIMAQ e à Informa Markets, colaborando com o desenvolvimento da cadeia internacional de transformação do plástico”, comentou Fabiane.
Plástico Brasil: planos de expansão para a edição 2025
A próxima edição da Plástico Brasil será de 24 a 28 de março de 2025, no São Paulo Expo, em São Paulo. Para a Show Director do evento, Liliane Bortoluci, contar com o apoio desta associação representante neste segmento importante da cadeia produtiva dos plásticos é de grande valia para o mercado. “Reunir os maiores players do mercado nacional e internacional, promover a troca de informações de ponta, a apresentação de tecnologias e soluções inovadoras e abrir possibilidades reais de negócios é nossa meta para contribuir efetivamente com o desenvolvimento sustentável da cadeia de transformação do plástico”, afirma a executiva.
Liliane Bortoluci afirma que a edição 2025 da Plástico Brasil já começa a ser construída a partir de um plano de expansão frente à edição passada. “A procura por estandes para a próxima edição já começou durante a feira de 2023, ou seja, em 2025, o evento estará ainda maior e mais abrangente em termos de diversidade de segmentos representados, ocupando cinco pavilhões, um a mais que este ano”, afirmou a executiva.
Ela afirma, ainda, que o mercado brasileiro vem se consolidando como um polo gerador de negócios da cadeia de transformação do plástico. “Dessa forma, em 2025, ampliaremos também a presença de empresas de outros países, com novos pavilhões internacionais, além de Áustria, China, Alemanha, Índia, Itália, Suíça e Taiwan”, concluiu Liliane Bortoluci.
Serviço:
Plástico Brasil – Feira Internacional do Plástico 2025.
Quando: 24 a 28 de março de 2025.
Horário: Das 10 às 19 horas.
Onde: São Paulo Expo – São Paulo (SP).

Fonte: Coletivo Comunicação