Verallia patrocina Avaliação Nacional de Vinhos e distribui cartilha sobre reciclagem do vidro

No Brasil, a reciclagem do vidro ainda é um desafio. Não é que o consumidor resista a essa ideia. A preocupação ambiental é cada vez maior entre as pessoas, conscientes da necessidade de proteger o planeta, preservar os recursos naturais e o meio-ambiente. O problema, em nosso país, é outro: a falta de estações de recolhimento do vidro para reciclagem. O brasileiro, nas grandes ou nas pequenas cidades, tem grande dificuldade em saber onde descartar corretamente suas embalagens de vidro.
A Verallia BR está disposta a enfrentar esse problema de frente, oferecendo alternativas sustentáveis para o recolhimento correto de potes e garrafas.
Em plena pandemia do coronavirus, ocorrerá no início de novembro, a 28º edição da Avaliação Nacional do Vinho – Safra 2020, o maior evento de degustação de vinhos do Brasil, promovido pela Associação Brasileira de Enologia (ABE). A Verallia é patrocinadora da avaliação desde a sua primeira edição, como uma demonstração de apoio ao setor.
Pela primeira vez, por conta das medidas de isolamento social, o evento vai ocorrer sem a presença de público, transmitido ao vivo pelo Facebook, Instagram e Youtube da ABE, diretamente do SPA do Vinho, no Vale dos Vinhedos, no Rio Grande do Sul, principal região vinícola do país.
Cerca de mil pessoas estão inscritas para participar da degustação. Eles adquiriram um Kit degustação com 16 amostras representativas da Safra 2020, considerada, aliás, a melhor das últimas décadas. A Verallia forneceu as garrafas Espumante 187 ml na cor verde para envasar todas as amostras nas categorias Espumante, Brancos Finos Secos Não Aromáticos, Branco Fino Seco Aromático, Rosé Fino Seco, Tinto Fino Seco Jovem e Tintos Finos Secos. Serão, portanto, 16.000 garrafas que chegarão à casa dos degustadores, espalhados pelas mais diversas regiões do Brasil.
Como aproveitar esse evento para disseminar a cultura da reciclagem?
Como patrocinadora, a Verallia incluiu no kit uma cartilha com informações sobre o vidro. As virtudes do produto, seu processo de produção, as diferenças entre os diversos tipos de vidro e a importância da reciclagem na redução dos impactos ambientais. Mas a cartilha tem um propósito ainda maior: ampliar a informação sobre postos de coleta de embalagens de vidro em todo o país, facilitando o acesso do consumidor comum à reciclagem.
Para cumprir esse objetivo, a cartilha leva um QR-Code pelo qual o degustador terá acesso à relação dos postos de coleta nas principais cidades brasileiras. Mas isso não é tudo: queremos com a inciativa, compartilhar informações, criar uma grande rede nacional de coleta responsável de vidro, para incentivar o usuário a incluir na lista – através de ferramentas digitais – postos existentes em sua cidade para que cada vez mais e mais consumidores possam promover o descarte responsável de suas embalagens de vidro.
Vale lembrar que nem mesmo a Associação Brasileira da Indústria de Vidro (ABIVIDRO) possui uma listagem consolidada e confiável de postos de coleta. Estudos revelam que, mesmo em condomínios e bairros de grandes cidades onde a coleta seletiva é feita por moradores, quase sempre por iniciativa própria, o material coletado acaba não tendo a destinação correta exatamente por desconhecimento dos pontos de reciclagem. Uma dura realidade brasileira. Ao promover essa ação, a Verallia espera cumprir o seu compromisso social com um mundo melhor e uma economia mais sustentável.
Fonte: Verallia