Close

Voith divulga sistema de inteligência artificial para redução de quebras de papel  

Na esteira de várias outras inovações tecnológicas trazidas ao mercado brasileiro, a Voith apresenta a nova solução baseada em algoritmos de inteligência artificial para auxiliar os papeleiros na jornada contínua de redução de quebras de papel.
Com possibilidade de ser aplicado nos mais diversos segmentos (papéis para embalagem, de imprimir & escrever, especiais, etc.), seja de fibras virgens ou recicladas, o OnEfficiency.BreakProtect é a ferramenta definitiva para, em conjunto com o conhecimento do processo do papeleiro, atuar na prevenção de quebras.
A análise convencional dos motivos de quebras do papel normalmente foca em sintomas como a formação de grumos/pelotes/bolas de massa que geram uma quebra. Com o OnEfficiency.BreakProtect, o papeleiro torna-se habilitado para entender as reais “doenças” que estão por trás dos sintomas identificados como o mal funcionamento do sistema de retenção e drenagem, problemas com sistema de recuperação de fibras, entre outros.
E justamente por trazer à tona as verdadeiras causas-raízes das quebras, essa solução digital, que é parte integrante do portfólio Papermaking 4.0 da Voith, a ferramenta é capaz de contribuir para uma redução significativa e sustentável do número de quebras e até mesmo a erradicação de certos tipos a partir de contra medidas eficazes. Ao final, o resultado pode alcançar reduções da ordem de 50% do número total de quebras.
Projetado para ser uma ferramenta de fácil utilização, o software democratiza o acesso a algoritmos extremamente complexos dispensando a figura de um cientista de dados na planta. Dessa forma, o acesso e configuração por parte de operadores e engenheiros torna-se uma tarefa simples permitindo que todos os esforços sejam concentrados na aplicação dos aprendizados oferecidos pela inteligência artificial, com base nas informações de processo.
“O desafio da redução do número de quebras é universal – provavelmente essa é uma das mais importantes missões de todo operador, engenheiro e gerente de máquina de papel. Pensando nisso, OnEfficiency.BreakProtect vem preencher uma lacuna importante – potencializar o conhecimento do papeleiro com a capacidade de processamento e aprendizagem da inteligência artificial”, pontua Wellington Santos, Especialista de Processo Pape-leiro da Voith.
Fonte: LVBA Comunicação