Close

Voith e Essity desenvolvem conceito inovador para produção de papel sustentável

Economizar energia e reduzir as emissões de CO² são prioridades da nossa era. Para enfrentar esse desafio, a Voith desenvolveu um conceito revolucionário que abre o caminho para uma produção de papel neutra em CO². Além disso, o conceito inovador reduzirá o consumo de água limpa em até 95% e o uso de energia em até 40% na fabricação de papel. Por fim, o processo inovador dispensa o uso de combustíveis fósseis.

 

A Voith firmou uma parceria exclusiva com a Essity, uma multinacional do setor de saúde e higiene, para impulsionar o desenvolvimento desse novo processo. Dessa forma, o desenvolvimento une a experiência da Essity no segmento de tissue ao conhecimento da Voith como uma das principais fornecedoras de tecnologia do setor papeleiro.

 

“Como fornecedora completa da indústria papeleira, estabelecemos a meta ambiciosa de alcançar uma produção de papel neutra em CO² até 2030″, diz Andreas Endters, presidente e CEO da Voith Paper. “O desenvolvimento deste novo processo é um marco no setor – e uma confirmação do espírito inovador da Voith. Estamos muito satisfeitos por termos encontrado na Essity uma excelente parceira, que compartilha nosso objetivo de uma produção de papel climaticamente neutra.”

 

“A sustentabilidade faz parte da estratégia da Essity para garantir seu crescimento lucrativo no longo prazo. Estamos empenhados em reduzir nossa pegada ambiental e alcançar zero emissões líquidas até 2050. Esta parceria com a Voith é mais um exemplo concreto disso”, afirma Magnus Groth, presidente e CEO da Essity.

 

Depois do sucesso obtido em testes de laboratório, os resultados agora estão sendo transferidos para a máquina piloto da Voith, em Heidenheim, na Alemanha. Essa nova configuração nos permitirá realizar testes em condições semelhantes às de uma máquina real.

 

Programa de sustentabilidade ‘Papermaking for Life’

Com o lançamento da ofensiva de inovação e sustentabilidade “Papermaking for Life”, a Voith Paper apresenta tecnologias e iniciativas versáteis que resultam em processos de fabricação de papel mais eficientes e sustentáveis. O programa foca os pilares de economia de água, energia e fibras, e utiliza a digitalização, inovações e parcerias para proporcionar máxima sustentabilidade à produção de papel. Outra área de foco são as operações das próprias unidades mundiais da Voith

 

Fonte: LVBA Comunicação