Close

Webinar do Instituto de Embalagens discute a importância da embalagem de transporte para garantir a integridade do produto

Desenvolver embalagens adequadas e eficientes à movimentação e manuseio dos produtos em toda a operação logística reduz perdas e custos em todas as etapas da cadeia. Com o intuito de fomentar o debate sobre o tema que o Instituto de Embalagens realizou ontem (dia 24 de agosto), o Webinar A Importância da Embalagem de Transporte para Proteger a Integridade do Produto, na plataforma Zoom. A mediação do evento ficou a cargo de Assunta Napolitano Camilo, diretora do Instituto de Embalagens.

Várias soluções de embalagens de transporte inovadoras e novas tecnologias observadas na Interpack foram apresentadas por Assunta. Ela citou, por exemplo, a linha de papelão ondulado antiderrapante da CGP Coating Innovation para estabilizar produtos em paletes, especificamente quando são submetidos a movimentos longitudinais e laterais, durante transporte interno, armazenamento e transporte de mercadorias. “A GrizzlyBag® é uma proposta de proteção de carga eficiente. São bolsas de estivagem de tecido PP ou papel kraft preenchidas com ar para evitar movimentos indesejados no transporte da carga”.

Todos concordam que a embalagem de transporte tem uma relevância grande na indústria, pois no final do dia, quando ela é mal dimensionada, tem impacto nos custos logísticos. Daniel Di Santi, Packaging Sr. Group Leader Biscuits Category da Mondelez International, destaca que a caixa de transporte tem um custo muito baixo e grande importância na cadeia logística. “Vale a pena investir na caixa de embarque considerando o tipo de modal e produto embalado e numa cubagem cada vez mais eficiente”.

Para David Rodrigues, gerente de embalagem e assuntos regulatórios (P&D) da Bauducco, “a embalagem de transporte não pode ser subdimensionada, pois fragiliza a carga e nem superdimensionada. Ela tem que ser projetada para atender o objetivo de evitar avarias”.

Karine Braga, coordenadora de desenvolvimento de embalagens da M. Dias Branco, afirma que “o dimensionamento da embalagem tem que ser pensado desde o processo produtivo até o transporte visando à redução de custos, perdas e avarias”. “No mercado de exportação, o dimensionamento da embalagem de transporte é muito importante para garantir a distribuição, pois a caixa fica armazenada no container por até 45 dias antes de ser redistribuída”, salienta.

“No mercado internacional, a embalagem de transporte secundária, terciária e quaternária, deve ser dimensionada adequadamente em todos os modais. Além disso, atender as certificações e legislações do país de destino e estar bem identificada para facilitar o manuseio da carga”, revela Gabriel Machado, analista da APEX Brasil.

Desenvolver embalagem para o e-commerce é um desafio enorme, pois segundo Viviane Mazarok, Packaging Operational Excellence do Mercado Livre, que embala todo tipo de produto, menos perecíveis. “O e-commerce ainda está amadurecendo no desenvolvimento de embalagem. Quando pensamos em embalagem para o nosso setor, é fundamental trazer essa visão da indústria de entregar melhor custo benefício, ser mais otimizada e com foco em sustentabilidade e na experiência do consumidor”.

Thiago Morasi, gerente sr. de ciência e inovação da WestRock, argumenta que “o desenvolvimento da embalagem de transporte atende vários requisitos como ocupação, transporte, funcionalidade, movimentação, rastreabilidade, sustentabilidade

e comunicação no ponto de venda”. A tecnologia está disponível para ajudar o end user. Ele cita, por exemplo, que “a impressão da tinta antes da formação do papelão evita a fragilidade da caixa”.

Perdeu o evento? Veja como foi o webinar: https://bit.ly/webinartransportes

 

Sobre o Instituto de Embalagens

Fundado em 2005, o Instituto de Embalagens tem o objetivo de levar conhecimento para o setor de embalagens, visando o seu avanço e crescimento. O trabalho consiste na coordenação e realização de cursos, encontros, treinamentos e publicações técnicas.

Desde a criação do Kit de Referências de Embalagens, primeiro material didático do Instituto de Embalagens, a entidade já publicou 23 livros e realizou 103 cursos e 138 eventos, com a participação de mais de 17 mil profissionais.

A crença do Instituto de Embalagens é que embalagens melhores promovem mundo melhor.