Close

Webinar “Embalagem de Papel, a escolha natural” chega à terceira edição com grande adesão do público

O tema “Tecnologia e inovação a serviço da sustentabilidade” deu o tom do webinar “Embalagem de Papel, a escolha natural”, que contou com palestras do Brasil e Europa sobre novas tendências para embalagens de papel e papelão ondulado, além de cases do setor. Com cerca de 450 participantes simultâneos, um público estimado 10% maior que na edição anterior, o evento trouxe o tema das embalagens para a esfera ambiental.

Tatiana Cazelato, Diretora Jurídica, Relações Governamentais & Compliance Officer da WestRock e membro do conselho da Associação Brasileira de Embalagens em Papel, a Empapel, abriu o evento explicando que o contexto do mercado de embalagens mudou muito ao longo dos últimos anos.

Segundo ela, o consumidor cobra, cada vez mais, alternativas que sejam positivas ao meio ambiente. Desta forma, os fabricantes estão sendo demandados para criar produtos que possam substituir outros materiais de embalagens por soluções mais alinhadas com a sustentabilidade.

“Inovações e tecnologias estão sendo desenvolvidas, nesse sentido, em projetos com matéria-prima de fonte renovável e reciclável. Hoje 100% do papel fabricado a partir de fibra virgem no Brasil vem de árvores cultivadas para esse fim e 70% das embalagens de papelão ondulado são produzidas com fibras recicladas”, afirmou a profissional.

Em seguida o Embaixador José Carlos da Fonseca Jr, da Indústria Brasileira de Árvores (Ibá), afirmou que o setor de base florestal tem uma grande pujança e dinamismo, além de imensos investimentos em andamento ou projetados.

“Um dos carros chefes desse dinamismo é sem dúvida o segmento das embalagens. A discussão de hoje tem a ver justamente com esses horizontes que estão se abrindo. Em um mundo que caminha para compreender que nossas gerações vivem o grande desafio dos nossos tempos, que é a mudança climática, a compreensão da importância dessa cadeia e das embalagens de papel substituindo as de origem fóssil é uma conclusão vital, um caminho natural. E para as novas gerações, esse caminho de substituição será cada vez mais natural”, reiterou o embaixador.

Fábio Mortara apresentou dados de Two Sides e afirmou que precisamos buscar formas mais sustentáveis de produzir, transportar, consumir, dispor.

“Two Sides promove a produção e o uso conscientes do papel, da impressão e das embalagens de papel, bem como esclarece equívocos comuns sobre os impactos ambientais da utilização desses recursos. Papel, cartão e papelão são provenientes de florestas cultivadas e gerenciadas de forma sustentável, portanto são renováveis. Além disso, são recicláveis e biodegradáveis. Por isso, buscamos promover produtos de fontes renováveis que sejam recicláveis e biodegradáveis, como são o papel, o cartão e o papelão”, afirmou o presidente de Two Sides Brasil e América Latina.

A mediação foi realizada por Fabio Mestriner, professor da Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM) especializado em design e inteligência de embalagens, além de autor de diversos livros sobre o assunto, como “Inovação na Embalagem: Manual Prático” e criador de embalagens premiadas.

O professor também apresentou a palestra “Inteligência de embalagem”, e afirmou que as embalagens precisam evoluir em sua entrega, para além do transporte. Ele acredita que as embalagens podem ser uma poderosa ferramenta de marketing por um custo quase zero, considerando que as empresas já pagam por elas e podem fazer melhor proveito do ponto de vista da comunicação.

Abrindo as palestras, Jonathan Tame, diretor geral de Two Sides Reino Unido, apresentou a pesquisa Trend Tracker Survey 2023, sobre como os consumidores europeus e norte-americanos percebem produtos e impactos no meio ambiente.

Two Sides realiza a cada dois anos uma pesquisa com a renomada empresa Toluna com amplo espectro de dados, em 15 países das Américas e Europa, reunindo as principais e mais atualizadas tendências e preferências do mercado consumidor em relação a papel e embalagens na Europa e nos EUA.

Antônio Cabral, Professor do Instituto Mauá de Tecnologia (IMT) e especialista em engenharia de embalagens, abordou como os sistemas de embalagem podem incorporar a responsabilidade ambiental de ponta a ponta.

Cases de inovação

O evento, transmitido via plataforma Zoom, contou com tradução simultânea para o inglês e espanhol e participantes de 15 países. A edição de 2023 foi patrocinada por Ibema, Klabin, Papirus e WestRock que apresentaram cases de sua atuação sustentável e soluções inovadoras.

Ibema foi representada por Vinicius Vidal de Morais, gerente comercial que apresentou o projeto de embalar o futuro da empresa com foco em sustentabilidade e economia circular; Klabin trouxe André Luis Bueno de Marco, gerente de Desenvolvimento de Produtos, para apresentar o porquê o papel é uma escolha natural e os diferenciais de sustentabilidade, reciclabilidade, além dos índices de sustentabilidade da empresa.

Papirus foi representada por Christian Kroes, gerente de Produto e Assistência Técnica da Papirus, que trouxe uma apresentação sobre o DNA transformador da empresa com uso de tecnologia. Por fim, West Rock apresentou seu sistema de embalagem com Responsabilidade Ambiental. Daniela Hauffe, diretora de Ciência e Inovação da empresa falou sobre o projeto “Construindo juntos um novo futuro sustentável”.

O evento contou ainda com uma rede importante de apoiadores institucionais do Brasil, sendo eles: ABAF, ABFLEXO, ABHIPEC, ABIEA, ABIGRAF, ABRO, ABTCP, ANAP, ANDIPA, AFEIGRAF, Revista Embalagem e Marca, Revista Embanews, Conecta Verde, FSC, Ondas Impressas, PEFC, Propmark, SENAI, SINPACEL, SINPASUL e SINPESC. Além de importante apoio institucional na América Latina, incluindo: ACOTEPAC, AFCP, AGUDI, AIGP, AIGU, ANDIGRAF, ASIMPRES, ASOINGRAF, CANAGRAF, CONLATINGRAF, Revista El Papel, Revista La Prensa e PEFC CHILE.

 

Fonte: Imprensa Empapel e Ibá