A WestRock, líder global em soluções únicas e sustentáveis em papel e embalagens de papelão ondulado, desenvolveu novas alternativas para venda, transporte e entrega a um dos segmentos que mais cresce no País atualmente: o e-commerce. Movida pela necessidade de inovação e sustentabilidade de um de seus clientes, a empresa projetou uma embalagem diferenciada para o mercado de tecnologia. Trata-se de uma caixa compacta, que atende 80% dos modelos de celulares mais vendidos pelas lojas online. Com alta definição de grafia, a embalagem tem 10 centímetros de altura por 20 centímetros de comprimento, sendo até 30% menor que a mais utilizada atualmente.
O cliente da WestRock, que está entre os maiores players de vendas online do Brasil, optou por eliminar o uso massivo de plástico em suas operações, como o conhecido plástico-bolha ou air-pillows para acomodar os aparelhos, utilizando papelão ondulado como substituto e ainda contou com o design exclusivo da embalagem, que permite a eliminação do envelope plástico utilizado para acomodar a nota fiscal. A solução otimizada e mais sustentável foi fundamental para evitar uso desnecessário de matéria-prima, facilitou as entregas até o consumidor final e ainda contribuiu para reduzir a geração de resíduos pós-consumo.
Focada em surpreender o consumidor final no momento do unboxing, a solução também pode contar com a exclusiva tecnologia HyGraphics®, que permite qualidade de impressão fotográfica em embalagens de papelão. A expectativa é que a procura das empresas por soluções para embalagens destinadas ao e-commerce aumente ainda mais nos próximos meses. Afinal, a embalagem é o primeiro contato físico do consumidor com o produto comprado no ambiente virtual E esses novos consumidores estão crescendo diariamente. Segundo o 43º relatório Webshoppers, da Ebit/Nielsen, 79 milhões de brasileiros fizeram alguma compra pela internet em 2020. Destes, 13 milhões pela primeira vez. Foram 106 milhões de pedidos, um aumento de 56% em relação a 2019.
Considerando essa tendência e as evoluções do mercado, WestRock investiu em uma área dedicada para e-commerce, com uma equipe especializada para realizar o trabalho de desenvolvimento e criação mais perto do cliente. “Contamos com profissionais capacitados, automação e digitalização para entender as necessidades dos nossos parceiros. Como uma fábrica de soluções, identificamos o problema, pensamos em estratégias de otimização para que nosso cliente obtenha um novo produto com o tamanho ideal, diminuindo os custos, melhorando sua sustentabilidade, minimizando seus riscos e aumentando suas vendas”, afirma Thiago Santos, gerente nacional, responsável pela área dedicada na WestRock Brasil.
O processo ampliou o portfólio de soluções da WestRock para o mercado de compras online, com propostas que vão além do visual da embalagem, passando pela segurança no armazenamento e transporte, até chegar na otimização logística dos produtos transportados. A empresa oferece caixas com tampas montadas automaticamente, garantindo a inviolabilidade e protegendo o produto e ainda embalagens com “pacote zíper”, que facilitam a abertura e que também são capazes de evidenciar tentativas de violação. Soluções em embalagens que estão atendendo o setor de higiene pessoal, perfumaria e cosméticos, por exemplo. “É menos provável que as pessoas comprem de um fabricante pela segunda vez depois de receberem uma embalagem ou produtos danificados. Indo além, nossas embalagens para e-commerce são sustentáveis, de fonte renovável, biodegradáveis e recicláveis, pensadas para não só evitar riscos, mas para surpreender o consumidor”, pontua Thiago.
Para auxiliar na logística, já que milhares de pedidos saem dos centros de distribuição de e-commerce diariamente, a WestRock também conta com uma cadeia de Supply para os clientes, fornecendo desde a produção de grandes caixas – conhecidas como Gaylords – para a separação das mercadorias, gestão estratégica e compartilhada do estoque, otimização de carga, entre outros serviços essenciais para o processo de entregas.
Inovações que começam antes mesmo do produto ser embalado. Segurança, praticidade, agilidade para entrega, conteúdo impresso em alta definição e sustentabilidade. Características para conectar ainda mais o consumidor à marca e alavancar a vendas das empresas. Se o e-commerce revolucionou a maneira de comprar, as embalagens seguem pelo mesmo caminho.
Fonte: LVBA Comunicação