Close

WestRock inaugura nova fábrica em Itupeva alinhada com agenda de sustentabilidade

A WestRock, líder global em soluções únicas e sustentáveis em embalagens de fibra natural de fonte renovável, deu início as operações da nova Fábrica de Embalagens de Itupeva-SP. A unidade de conversão, integra e converte chapas produzidas nas Fábricas de Embalagem de Porto Feliz (SP) e Araçatuba (SP) bem como chapas de micro-ondulado, chapas de papel reciclado, entre outras.

A previsão é ampliar o fornecimento de embalagens de fonte renovável, biodegradáveis e recicláveis para novos mercados, como farmacêuticos, health and beauty, e-commerce, bulk containers, auto partes e outros segmentos de alto valor agregado, visando atender o propósito da WestRock de inovar com ousadia e embalar de forma sustentável. “Nossa expectativa é poder aumentar o nível de atendimento e entregas, desenvolver novos produtos e soluções e como oferecer ainda mais diferenciação e propostas de valor para contribuir com os desafios dos nossos clientes para embalar de forma sustentável”, afirma Vinicius Soares, vice-presidente do negócio de papelão ondulado da WestRock Brasil. Entre os diferenciais da nova fábrica também se conectam as metas de sustentabilidade da empresa, que pretende atingir 70% das ofertas de soluções em embalagens e serviços que auxiliem a circularidade de seus clientes até 2025.

A unidade tem como característica o alto nível de serviço oferecido: flexibilidade para atender a diferentes tipos de pedidos – inclusive fragmentados, produção de produtos simples ou complexos além de itens que necessitem de maior velocidade de resposta para atender demandas reprimidas e específicas dos atuais clientes que atualmente não sejam possíveis atender. A fábrica conta com novas funcionalidades, como linhas de montagem, laminação e customização manuais, o que possibilita a produção de itens especiais, acessórios e composição de kits.

Outro aspecto da nova unidade é a possibilidade de impressão de corte e vinco na face interna das embalagens, permitindo maior personalização para os clientes, oferecendo mais uma alternativa de customização para a experiência do unboxing pelo consumidor final, especialmente no caso de embalagens de e-commerce.

Nova unidade avança em metas de Diversidade e Inclusão da WestRock Brasil

A Fábrica de Embalagens de Itupeva oferece novas oportunidades para 70 pessoas da região e já inicia suas operações com um quadro de funcionários totalmente diverso, atendendo metas de Diversidade e Inclusão. Com olhar diligente voltado para D&I, a WestRock avançou em contratações de mulheres, 45,83% do total de funcionários(as), pessoas negras (pretas e pardas), que representam 39,58%, pessoas com deficiência, 6,25%, e 4,17% de pessoas LGBTQIAPN+. Os números são resultados da integração das metas de diversidade e contratações intencionais em todo o processo de recrutamento e seleção da unidade, visando promover a inclusão no ambiente de trabalho e construir uma equipe diversa. Alinhada com o compromisso global de sustentabilidade nos pilares ambiental, social e econômico, a empresa assumiu a meta de ampliar o índice de mulheres, pessoas negras, pessoas com deficiência e LGBTQIAPN+ em todos os níveis hierárquicos da empresa até 2030.

 

”Estamos orgulhosos por contar com tantos talentos diversos na nossa nova unidade. A diversidade de pessoas contribui para pluralidade de ideias, de visões, pensamentos e criações. E o que buscamos continuamente é um ambiente multicultural para seguir inovando com ousadia enquanto produzimos embalagens sustentáveis”, conclui Heloisa Lopes, diretora de Recursos Humanos da WestRock Brasil. Até 2025, a empresa projeta 25% de mulheres em todos os cargos hierárquicos e 50% até 2030. A unidade de Itupeva já atingiu mais de 45% de mulheres neste ano.

Impacto positivo para as comunidades

O impacto positivo na região de Itupeva-SP vai além das ações de diversidade e busca endereçar compromissos da agenda de sustentabilidade da empresa: o apoio à comunidade local e às pessoas em situação de vulnerabilidade social.

O primeiro lote de embalagens rodado na fábrica teve um propósito especial: foram produzidas as mais de 2.200 caixas da Campanha do Agasalho 2023, que está sendo realizada em parceria com o CIESP Campinas, CIESP Sorocaba, Prefeituras de Itupeva, Campinas, Sorocaba e Porto Feliz, no estado de São Paulo, e o Corpo de Bombeiros de Santa Catarina. Além dos pontos de coleta nos municípios das entidades parceiras, as unidades WestRock em todo o Brasil também receberão doações de agasalhos, calçados e cobertores até o dia 05/06, reforçando o compromisso de responsabilidade social da empresa.

Uma segunda ação já em prática em Itupeva é voltada ao impacto positivo na comunidade, chamado “Bonecos em Ação”. O projeto, apoiado pela WestRock por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, oferece oficinas e apresentações de teatros de bonecos a escolas públicas e às comunidades, utilizando materiais reciclados e falando sobre sustentabilidade. As ações do projeto em Itupeva estão programadas para ocorrer nos próximos meses.

Fonte: LVBA Comunicação