Close

WPO anuncia vencedores do WorldStar 2022

Após dois anos de cerimônias online, no último dia 04 de maio, cerca de 300 profissionais de embalagens, representando 37 países, reuniram-se para celebrar os vencedores do WorldStar Award 2022, premiação global de embalagens organizada pela WPO (World Packaging Organization – www.worldpackaging.org ). A cerimônia fez parte das atividades da WPO em Milão (Itália), durante o IPACK IMA 2022 (www.ipackima.com). Todos os 240 vencedores nas várias categorias do WorldStar Award podem ser vistos neste link https://www.worldstar.org/winners/worldstar/2022/.

Durante a cerimônia, também foram anunciados os vencedores das categorias Especiais – Marketing, Sustentabilidade, Embalagens que Salvam Alimentos e Prêmio do Presidente, além do Lifetime Achievement, que reconhece os profissionais, de todas as disciplinas de embalagens, que deram uma contribuição nacional ou internacional significativa na embalagem por um período prolongado e sustentado. Os vencedores do Lifetime Achievement Award in Packaging 2022 são Rachel Bayswater do Reino Unido e Graeme Lang da Austrália.

VENCEDORES DAS CATEGORIAS ESPECIAIS

Prêmio Presidente

Gold: Uma gama completa de papéis barreira recicláveis ​​para soluções de embalagens sustentáveis ​​(Mondi – Áustria)

Prata: Dispensador de cápsulas PACKSYS (PACKSYS GmbH – Alemanha)

Bronze:BeeeerBox (Smurfit Kappa – República Tcheca) “Bronze”

Bronze: Película compostável antiferrugem VCI” (Safepack Ltd. – Índia)

 

Prêmio Marketing

  • Gold: CoolCAN – solução web2print para impressão de latas personalizadas (Colognia Press – República Tcheca)
  • Prata: Greyder V (Tasarista – Turquia)
  • Bronze: Asahi Suoer Dry Nama Jokki Can (Asahi Breweries – Japão)

 

Embalagem que Salva Alimentos

  • Ouro: hvb HiPack (hvb Innova AG – Suíça)
  • Prata: IceCoat – Mini Fridfe sem eletricidade (STREIFFGruppe – Sven Holger Streiff e Maik Bermeitinger – Alemanha)
  • Bronze: Junee Prime Lamb e Sealed Air para a marca CRYOVAC Total Bone Guard (Sealed Air – Austrália e Nova Zelândia)

 

 Sustentabilidade

  • Gold: Copo de leite escolar rPET (Pet-Man, Starlinger viscotec, Greiner Packaging, Schulmilchbauern Oberösterreich – Áustria)
  • Prata: Bandeja de carne Woolworths PaperSeal ® (Grupo Woolworths – Austrália e Nova Zelândia)
  • Prata: Tampas Refil PAPACKS (PAPACKS SALES GmbH- Alemanha)
  • Bronze: Conceito de Embalagem Flexível e Sustentável para frutas e legumes (Bama Packaging – Noruega)
  • Bronze: Garrafa de fibra PAPACKS (PAPACKS SALES – Alemanha)

 

VENCEDORES BRASILEIROS

Categoria Bebidas

Valgroup e Danone: Projeto Loop: conceito disruptivo no mercado de água mineral. Garrafa 100% reciclada, 100% reciclável, sem rótulo, sem tinta e tampa de plástico verde.

Moldintec: Garrafa sem Rótulo: Combinação única de design industrial e talento de engenharia para desenvolver tecnologia de fabricação baseada em laser para moldes de sopro.

 

Categoria e-commerce

Smurfit Kappa do Brasil: Gin Jardim Botânico: A embalagem de papelão ondulado foi produzida com um acessório interno que, ao mesmo tempo em que protege o produto, também deixa a garrafa exposta como uma joia.

 

Categoria Materiais de Embalagens e Componentes

Plastiweber: NatureCycle: filme PEBD 100% PCR para embalagens de alta performance.

Reckitt: SBP Dupla Proteção é o primeiro aerossol do mercado brasileiro de inseticidas que possui tampa de jato duplo para aplicação em insetos voadores e rastejantes.

3 Corações: Sistema de fechamento melhora a experiência do consumidor ao abrir, fechar e refechar a embalagem do cappuccino.

 

Categoria Outros

Klabin: Saco dispersível para cimento permite a desintegração completa nas condições de preparo e tempo de mistura do concreto fluido.

A WorldStar é a maior e mais prestigiada competição global de embalagens e a edição de 2022 registrou 240 vencedores e atraiu mais de 440 inscrições de 37 países ao redor do mundo. Os países mais premiados são a Alemanha, com 28 prêmios, seguida por ANZ (Austrália e Nova Zelândia) com 27, Japão com 23 e China com 15 prêmios cada.

Pierre Pienaar, presidente da WPO, explica que o President’s Award reconhece soluções inovadoras que, de alguma forma, podem contribuir para o desenvolvimento de um mundo sustentável. “Em outras palavras, tenho a missão de escolher o melhor do melhor, sabendo que esta embalagem fará a diferença no mundo e impactará positivamente um ou vários aspectos importantes da vida moderna, como proteção ao meio ambiente, sustentabilidade, segurança alimentar ou salvar alimentos”.

A vice-presidente sênior da WPO, Luciana Pellegrino lembra que as embalagens elegíveis ao WorldStar são as que já conquistaram um prêmio nacional reconhecido pela WPO. “As inscrições para a edição de 2022 foram de alto padrão e realmente refletem o foco da indústria global de embalagens em inovação. Podemos ver uma série de ideias inteligentes e únicas, de um número significativo de países, em todas as categorias.”

De acordo com o coordenador da WorldStar e vice-presidente de eventos da WPO, Soha Atallah, “após dois anos de confinamento, nos acostumamos a participar de eventos híbridos e virtuais. Ficamos emocionados por organizar presencialmente a cerimônia do WorldStar Award e poder cumprimentar e reconhecer os vencedores do WorldStar em um palco! Foi uma noite mágica com a comunidade de embalagens celebrando a excelência em embalagens de todo o mundo.”

Soha lembra que as inscrições para o WorldStar Award 2023 serão abertas de 15 de junho de 2022 a 15 de outubro de 2022. Mais informações pelo e-mail s.atallah@worldpackaging.org.

Fonte: LDB Comunicação