Como reforço ao seu compromisso com a geração de impactos ambientais positivos, em linha com o seu plano de sustentabilidade, a Natura tem investido em ações dedicadas a cooperativas do Programa Natura Elos, parceiros que atuam nas cadeias de recicláveis. Mais de 1.000 famílias estão no processo para receberem aporte financeiro de R$165,00 para a compra de alimentos e materiais de higiene e limpeza. A ação também faz parte do plano de enfrentamento à pandemia de Covid-19 do grupo Natura &Co.
Rosilda Basilica Publica, associada da cooperativa Projeto Reciclar, é uma das parceiras que há 17 anos contribuem para ressignificar a relação com os resíduos. “Além de gerar renda para as famílias, criamos a consciência ecológica de que todos podem cuidar do nosso planeta”, comenta.
Iniciativas de redução de resíduos são resultados da causa Mais Beleza, Menos Lixo da empresa. “Priorizamos ainda o uso de materiais reciclados pós consumo e de origem renovável, além de garantir o bem-estar e os direitos das pessoas envolvidas no processo de coleta de lixo”, afirma Fernanda Facchini, gerente de sustentabilidade da Natura. Com 42% do seu portfólio de embalagens feitos de material reciclados ou renováveis, a empresa de cosméticos tem fortalecido a economia do setor, provocando mudanças significativas para o meio ambiente e para a rede de cooperativas e catadores. Para unir estética, funcionalidade e menor impacto possível, a Natura conta com times dedicadas ao desenvolvimento de embalagens ecoeficientes.
O portfólio de marcas Natura como as linhas Ekos, Lumina, TodoDia, Séve já utilizam plástico reciclado pós-consumo e garantem redução média de 43% de gases do efeito estufa. Além disso, a empresa também utiliza plástico verde (PE), material de origem renovável.
Desde 1983, a Natura oferece refis, evitando o descarte de mais de 3 mil toneladas de resíduos, que equivalem ao lixo gerado por mais de 5,5 milhões de pessoas diariamente. Essa iniciativa contribui para evitar, também, a emissão de 8 mil toneladas de gases de feito estufa, o que equivale a emissões de carbono geradas em 1.395 viagens de volta à Terra.
Outro ponto de destaque é o uso pioneiro de vidro reciclado em frascos de perfume da marca. Usamos até 30% de vidro utilizado nas embalagens de perfumaria. A ação também evita que o equivalente a 1.8 milhão de garrafas de vidro de um litro sejam descartados no meio ambiente.
Fonte: Weber Shandwick