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Crescimento do e-commerce no Brasil amplia demanda por embalagens

A pandemia contribuiu para que os brasileiros adotassem o e-commerce como principal opção na hora da compra. De acordo com informação do Neotrust, o e-commerce faturou R$ 74,76 bilhões nos seis primeiros meses de 2021, alta de 37% em relação ao mesmo período do ano passado. Com as vendas on-line registrando sucessivos aumentos e colocando o Brasil entre os 10 maiores mercados para o e-commerce, os varejistas viram suas operações nesta modalidade crescerem de maneira acelerada. A medida que as compras no varejo digital avançam, cresce também a demanda por embalagens de alta proteção, principalmente para produtos de maior valor agregado, como eletrodomésticos, eletroeletrônicos, louças, bebidas, entre outros.

 

 

Vantagens das embalagens em EPS

 

Acondicionamento com alta proteção: talvez o maior objetivo da embalagem seja justamente esse, manter o produto seguro durante todo o processo, de ponta a ponta. Não somente em relação à sua aparência e estética, mas também sua estrutura, minimizando defeitos com impactos. A grande quantidade de ar em sua estrutura torna o EPS (mais conhecido como isopor – marca registrada de empresa terceira) uma ótima proteção, capaz de resistir a quedas, vibrações e choques, e o transforma na opção ideal de embalagem quando a intenção é proteger mercadorias de danos e avarias. É a garantia de que o produto vai chegar intacto ao seu destino.

Excelente isolante térmico: assegura a temperatura nas condições ideais.

Versatilidade: molda-se as mais diferentes formas do produto, desde uma taça de cristal a um bloco de motor. Contribui para maior leveza e ergonomia no processo produtivo e logístico.

Custo: o peso da embalagem, é outro fator importante que, neste caso, pode refletir na redução de custos, pois embalagens mais leves podem gerar gastos menores com frete, assim como também podem levar ao investimento em uma logística mais simples.

Sustentabilidade: é 100% reciclável de forma contínua, com baixo consumo de água e energia.

 

Solução de embalagens inteligentes em EPS

 

Frente ao cenário de crescimento do e-commerce e do EPS como uma excelente alternativa de embalagem, a Termotécnica – uma das maiores indústrias desse material no Brasil – tem se consolidado no fornecimento para grandes players do mercado de eletrodomésticos e eletroeletrônicos.

 

A empresa desenvolve soluções em embalagens denominadas iPack (intelligent packaging), projetadas para serem versáteis e atender as necessidades de segmentos distintos como os mais frágeis (taças, garrafas de vinho, televisores) até os mais complexos (refrigeradores, aquecedores, cooktops, motores).

 

Atendendo às mudanças no comportamento do consumidor que elevou a participação do e-commerce como opção de compra, o conceito iPack tem todos os atributos de preservação e proteção requeridos por este novo canal de venda e escoamento de produtos. Pensado de forma a unificar plataformas de produtos e simplificar processos de embalamento, o iPack permite a distribuição de produtos pelos mais diversos modais de transporte, sendo em cargas fechadas ou fracionadas. 

 

Os ganhos da embalagem em EPS já iniciam na linha de montagem do cliente. Com uma estrutura leve e segura, contribui para a ergonomia do processo. O design possibilitou simplificar o número de operações além de otimizar insumos, aumento da capacidade de armazenamento e transporte. A solução foi projetada com preocupação funcional e estética. O EPS é resistente à compressão, possui alta capacidade na absorção de impactos, e também é não higroscópico (não acumula umidade), contribuindo para garantir a entrega dos produtos íntegros e com todas as funcionalidades até o consumidor final.

 

Em termos de sustentabilidade, O EPS é um plástico formado por 98% de ar e desta forma deve ser reciclado como todo e qualquer outro plástico ao fim do processo. Sua reciclagem requer baixíssima utilização de recursos naturais como água e energia. Por ser 90% mais leve que outros tipos de embalagem, contribui para reduzir o consumo de combustível e a emissão de CO2 durante o transporte. “Em resumo, nossas embalagens em EPS proporcionam ao cliente ganhos de processos consideráveis, possibilidades de comercialização pelo varejo digital, além de garantir total integridade e funcionalidade do produto para o consumidor”, afirma o diretor superintendente da Termotécnica, Nivaldo Fernandes de Oliveira.

 

 

Termotécnica: inovação com sustentabilidade

 

Detentora de mais de 100 marcas e patentes registradas desde a sua fundação, há 60 anos, a Termotécnica tem sido pioneira e protagonista no mercado de EPS no país, tendo a inovação e a sustentabilidade como seu propósito. Sua estratégia sustentável está consolidada nos pilares ESG (Environmental, Social and Governance) e suas ações são conectadas aos ODS (Objetivos do Desenvolvimento Sustentável) da ONU. Com matriz em Joinville (SC) e unidade de reciclagem no Distrito de Pirabeiraba, a Termotécnica possui também unidades produtivas e de reciclagem em Manaus (AM), Petrolina (PE), Rio Claro (SP) e São José dos Pinhais (PR).

 

Para dar uma destinação ambientalmente correta e sustentável ao EPS pós-consumo, desde 2007 a Termotécnica realiza o Programa Reciclar EPS, com logística reversa e reciclagem do material em todo o Brasil. Já são mais de 44 mil toneladas de EPS pós-consumo que ganharam um destino mais nobre – cerca de 1/3 de todo o material consumido no país. O Programa Reciclar EPS é de fato a economia circular na prática: após seu uso e reciclagem, o EPS é transformado novamente em matéria-prima para outras aplicações.

 

Fonte: Logo Conexão e Conteúdo