A poluição ambiental gerada pelo plástico é um dos grandes desafios do nosso tempo. Por isso, alternativas ecológicas às embalagens à base de petróleo vêm sendo pesquisadas há muito tempo. Uma solução inovadora e sustentável para esse desafio são os papéis barreira versáteis, altamente recicláveis e totalmente biodegradáveis. Entretanto, o processo de revestimento desses papéis é muito sofisticado devido tanto à alta precisão envolvida na aplicação de uma ou mais camadas funcionais quanto à sensibilidade dos revestimentos a variações de temperatura durante a sua secagem. Com o aumento do interesse de clientes do mundo inteiro pela realização de testes em papéis barreira e outras soluções flexíveis de embalagens, a Voith decidiu investir em uma ampla reforma no coater piloto instalado em seu Centro de Tecnologia, em Heidenheim, para equipá-lo com as tecnologias mais avançadas do mercado. Dessa forma, os recursos de secagem da máquina foram significativamente aumentados, o sistema de guia da folha foi aprimorado e a máquina foi equipada com tecnologias de automação de ponta para oferecer as melhores condições de teste para os clientes.
“Com a modernização do coater piloto, os clientes da Voith poderão realizar testes extremamente flexíveis com diferentes revestimentos em todos os tipos de papéis especiais, papéis embalagem, papéis cartão e gráficos – e tudo isso com uma secagem de máxima eficiência”, afirma Frank Opletal, diretor de tecnologia da Voith Paper. “Os clientes poderão então usar o conhecimento adquirido nesses testes para aplicações práticas. Com a possibilidade de produzir pequenos lotes para testar o mercado ou comparar diferentes conceitos de máquinas, nossos clientes aumentarão a confiabilidade do seu planejamento para projetos futuros.”
Dezoito variantes de revestimento
“Com esta reforma, mais uma vez estamos aumentando enormemente a flexibilidade do nosso coater piloto”, destaca Uwe Fröhlich, gerente sênior de operações da máquina piloto de P&D da Voith. As diferentes estações modulares de revestimento do coater piloto permitirão testar até 18 variantes de revestimentos. Assim, as duas estações SpeedSizer AT, por exemplo, poderão ser usadas não apenas da maneira convencional, para a aplicação de tinta, mas também como uma prensa de cola ou SpeedSizer de alta penetração. Além dos métodos de aplicação existentes (rolos ou lâminas no SpeedSizer ou no DynaCoat), a máquina oferecerá o novo DynaLayer – a opção mais utilizada para tipos de papel barreira com funcionalidades especiais. A tecnologia compacta por cortina permite aplicar até três camadas de revestimento simultaneamente.
Secagem de alta eficiência
Outro fator fundamental na produção de papéis barreira e outros papéis revestidos é a precisão da secagem. Quando excessiva, a secagem aumenta o risco da formação de bolhas na camada do revestimento, o que prejudica as propriedades de barreira do papel. Já uma secagem deficiente pode provocar outros defeitos, especialmente se a camada de revestimento não estiver completamente seca quando o papel passar pelos rolos guia subsequentes. Para evitar esses problemas, a reforma do coater piloto da Voith dedicou enorme atenção à sua tecnologia de secagem. “Aproveitamos esta modernização para instalar um sistema de secagem sem contato em um percurso de folha de mais de 40 metros de extensão no galpão existente da máquina”, explica Fröhlich. Para garantir a secagem confiável dos revestimentos, a máquina foi equipada com oito secadores (o último dos quais também pode ser usado como resfriador). Os emissores infravermelhos de última geração que equipam os secadores da máquina são do tipo HelioX, que se caracterizam por sua elevada eficiência e emissões comparativamente baixas. O design compacto das unidades de secagem de ar permite uma configuração rápida e que garante condições de secagem estáveis durante os testes.
Outra característica única do coater piloto da Voith é a possibilidade de aquecimento independente de suas capotas superior e inferior, oferecendo um ajuste perfeito às especificações dos clientes. A inovadora tecnologia de automação, que inclui cerca de 200 sensores para a medição de parâmetros específicos de secagem, oferece uma ampla gama de opções de análise e controle do processo.
Para poder incluir os processos a montante ou a jusante do coater nos testes, a máquina piloto também pode ser combinada à calandra piloto XCal1. Isso permite, por exemplo, pesquisar o impacto da pré-calandragem nas propriedades de barreira do papel. Por fim, os clientes também poderão testar a reciclabilidade dos papéis desenvolvidos no Centro de Tecnologia de Fibras da Voith.
Fonte: LVBA Comunicação