Para chamar a atenção dos consumidores para uma das questões mais importantes do nosso tempo – a responsabilidade ambiental –, a Ball Corporation acaba de lançar nas redes sociais a música “Por eso QUIEROLATA” (Esse é o porquê de escolher a lata). Com a participação dos artistas Masquemusica (Chile), Nissa (Argentina) e Kaese (Paraguai), a canção é um pop latino que já chega com videoclipe e visa comunicar os múltiplos benefícios da lata de alumínio para o planeta e para a qualidade da bebida.
O movimento QUIEROLATA foi criado em 2021 pela líder mundial em embalagens sustentáveis de alumínio e é voltado para os mercados do Chile, da Argentina e do Paraguai. Por meio do QUIEROLATA e do VADELATA (com foco no Brasil) nas redes sociais, a Ball busca estimular o consumo de latas de alumínio como um passo para um consumo mais consciente.
Neste sentido, a empresa espera conectar com o público, principalmente os mais jovens, com o Hit QUIEROLATA. Com letra casual e percussão produzida a partir da captura de sons emitidos no manuseio da lata de alumínio, a música combina perfeitamente as características ligadas à lata: sabor, sustentabilidade e diversão.
“O QUIEROLATA é o ponto de contato da Ball com os consumidores de toda a América Latina. Isso nos permite realmente discutir um consumo mais sustentável e ajudar o público a ter acesso a informações sobre o meio ambiente e sobre um modo de vida mais verde. Mas, claro, tudo isso é feito demonstrando tudo o que a lata representa, de uma forma divertida, conectando pessoas”, explica Thaís Moraes, Diretora de Comunicação da Ball na América do Sul.
Apresentado por três artistas, o hit “Por eso QUIEROLATA” é um exemplo de cooperação em tempos de pandemia. No Chile, o projeto contou com a participação de Masquemúsica, compositora com mais de 15 anos de carreira: “É uma honra participar desta campanha focada na erradicação do plástico do planeta, além de educar sobre a reciclagem e o uso de novos materiais reutilizáveis, como a lata”.
Enquanto isso, a Argentina contou com o talento de Nissa, compositor de trap, hip hop e rap, que escreve suas próprias canções desde criança e tem vários singles conhecidos no país, como “Me Amarás”, “Te Perdí”, “Perdón”, totalizando milhões de visualizações em diferentes plataformas de música. “Estou mais do que grato pela confiança depositada em mim para realizar este projeto. Me orgulho de dar voz e imagem a uma campanha focada em algo tão importante para o nosso cotidiano. Tive a oportunidade de aprender e dividir espaço com duas grandes artistas de países irmãos”, diz o artista argentino.
Por fim, para completar o trio musical, a Ball convidou, no Paraguai, a cantora e compositora Keila Sandoval, conhecida como Kaese, filha do músico e violonista paraguaio Pekos Sandoval e uma das mulheres mais destacadas da música urbana no país. “Com certeza é uma honra participar desse projeto incrível com dois grandes artistas e envolvendo a música urbana do meu país em uma proposta internacional do calibre do QUIEROLATA. Este é ‘antes e depois’ não só para a minha carreira, mas também para o gênero, onde não é comum os artistas se reunirem com o objetivo de melhorar nossos hábitos cotidianos”, afirma Kaese.
A melodia foi gravada simultaneamente nos três países e o clipe conta com uma coreografia divertida que pode ser reproduzida por todos. O hit “Por eso QUIEROLATA” já está disponível no YouTube, Facebook e Instagram do movimento QUIEROLATA/VADELATA, e principais plataformas de streaming de música, como Spotify.
A sustentabilidade da lata de alumínio
A lata de alumínio é a embalagem mais sustentável da cadeia de bebidas, com índice global de reciclagem de 69%. Ela mantém as propriedades da bebida, de modo que seu sabor e aroma permanecem os mesmos desde o momento em que são produzidos até chegar ao consumidor. É por isso que a latinha não é apenas a embalagem mais amiga do meio ambiente, mas também a melhor para a conservação do gosto das bebidas. Com a diversidade e as facilidades da latinha de alumínio, atualmente, é possível encontrar cada vez mais produtos prontos em latas, desde bebidas não alcoólicas, como água, até cervejas, vinhos, espumantes premium, energéticos etc.
O alumínio é o material de embalagem de bebidas mais sustentável e fácil de reciclar. A reciclagem do alumínio utiliza apenas 5% da energia e reduz as emissões de gases de efeito estufa em 95% em comparação com a produção de alumínio primário.
Fonte: Edelman