A Smurfit Kappa, uma das principais fornecedoras de embalagens sustentáveis do mundo, doou R$ 100 mil reais para a reconstrução da ponte em Nova Roma do Sul, que liga as cidades gaúchas de Nova Roma do Sul e Farroupilha. No último dia 20, a ponte foi reinaugurada e o trânsito local liberado graças a mobilização e associação local para a arrecadação de fundos.
Construída há mais de 100 anos, a ponte foi levada pelas águas em razão das fortes chuvas que assolaram a região em setembro de 2023, impactando diretamente a comunidade e os moradores. Mais de 90% da economia do município de pouco mais de 3.400 habitantes trafegam pela ponte.
A cada ano, a Smurfit Kappa trabalha para expandir sua atuação na frente de responsabilidade social e estabelecer metas que promovam o desenvolvimento das comunidades em que está inserida. Ao diagnosticar desafios, a companhia identifica temas emergentes em que possa contribuir positivamente com as operações e, em casos como este, busca impulsionar o desenvolvimento local da cidade de Bento Gonçalves e fortalecer a conexão com os habitantes locais.
“Apoiar a reconstrução da nossa ponte está muito vinculado ao nosso propósito de apoiar e estar junto das comunidades ao redor da companhia. Gostaria de parabenizar as pessoas que contribuíram ativamente, e ficamos muito felizes em fazer parte desse momento tão significativo para tantas pessoas na região”, comenta Mariana Lamperti, gerente geral da unidade de Bento Gonçalves da Smurfit Kappa.
Desde que a ponte desabou, o município registrou uma queda de 45% no tráfego para a cidade, impactando diretamente os moradores. Além disso, mais de 1.150 hectares de uvas são cultivados em Nova Roma e 85% da produção passa pela ponte para duas vinícolas – afetando as famílias da comunidade. Outro ponto de preocupação para os habitantes da região foram os cuidados com a saúde. O hospital de referência para Nova Roma é situado em São Carlos, em Farroupilha. Sem a ponte, uma viagem que costumava levar cerca de 40 minutos chegava a quase duas horas.
Fonte: SMART PR