A Dow, líder em ciência dos materiais, está com inscrições abertas para a 35ª edição anual do Packaging Innovation Awards (PIA) – o prêmio que destaca avanços tecnológicos, sustentabilidade e aprimoramento da experiência do usuário no universo das embalagens. Os PIAs, entre os mais antigos prêmios independentes do setor, destacam designs que enfrentam os desafios contemporâneos de sustentabilidade, explorando a criatividade e a aplicação de tecnologia nas embalagens.
Na edição anterior, em 2022, mais de 180 inscrições vindas de 30 países foram recebidas, e 28 soluções inspiradoras foram reconhecidas por sua excelência. Em 2024, o palco dos prêmios será Tóquio, no Japão. Esta edição marca o início de um novo formato bienal, oferecendo um período de inscrições mais amplo para permitir colaborações extensivas entre participantes e parceiros relevantes. O objetivo disso é proporcionar uma plataforma acessível para que um grupo mais amplo de profissionais de embalagem avalie os designs mais inovadores globalmente, impulsionando ainda mais a inovação em embalagens.
“Por meio do Packaging Innovation Awards, premiamos as melhores embalagens que atendem às necessidades de proteção, conveniência e desempenho, com um foco especial na sustentabilidade. É uma celebração da criatividade e capacidade de resolução de problemas. Temos boas expectativas do que a próxima edição nos reserva. Convidamos empresas brasileiras a participarem com as inovações em embalagens implementadas por suas equipes”, afirmou Marcus Carvalho – Líder de Marketing, Inovação e Cadeia de Valor para plásticos na América Latina.
A parceria entre Reckitt e EuReciclo foi reconhecida com o prêmio PLATINUM, em 2022, pelo Veja Power Nature, um produto com frasco feito de 50% de PET reciclado pós-consumo, gatilho 100% de plástico e capa de PET reciclável. Um cartucho de refil concentrado reduz o uso de plástico em 85%, permitindo 25 recargas. Ambos os recipientes têm um código QR para uma experiência de realidade aumentada, com instruções e um jogo educativo.
O projeto UNIPAC + Syngenta ganhou o prêmio GOLD em 2021 por sua abordagem inovadora no uso do conceito de plasma, criando uma camada de barreira nanométrica à base de flúor em embalagens plásticas para produtos químicos agrícolas. Desenvolvido ao longo de quatro anos, o método torna as embalagens 100% recicláveis, com 94% sendo recuperadas por meio de logística reversa. As embalagens recicladas são transformadas em resina PCR para fabricar novas embalagens de defensivos agrícolas, assegurando a integridade dos solventes voláteis desde o envase até o uso no campo.
O período de inscrições está aberto e será encerrado em 8 de março de 2024. Os finalistas serão notificados em 28 de agosto de 2024. As empresas podem se inscrever gratuitamente clicando aqui. Os candidatos não são obrigados a utilizar materiais da Dow em seus produtos, mas estes devem ser produtos comerciais disponíveis há mais de seis meses antes do encerramento das inscrições.
Fonte: Agência Oribá
Xandô lança suco de goiaba em garrafa com 30% PET PCR
A Xandô, referência em leite tipo A e sucos 100% naturais, traz...
VER MAIS