As embalagens de beleza sempre foram sinônimas de opulência e sofisticação; até mesmo frascos de perfume antigos eram fabricados em uma variedade de formatos agradáveis, de vidro ou terracota. A maioria concorda que se um produto pretende deixar você bonito, ele deve pelo menos parecer atraente. Agora a tecnologia de IA está expandindo os limites do que é possível com o design de embalagens de beleza. A Casa Guerlain já celebrou o seu 170º aniversário utilizando comandos de IA para criar uma exposição digital da sua icônica embalagem das abelhas, desde a sua criação em 1853 até o futuro, o ano 2193.
Transparência e Tecnologia
A IA ajudará a simplificar muitos aspectos do processo de fabricação de embalagens de beleza e ajudará os clientes a aproveitar ao máximo seus produtos. Por exemplo, prevemos que a IA e a sustentabilidade andarão de mãos dadas, criando uma tendência de sustentabilidade silenciosa, na qual a credibilidade ambiental é um dado adquirido, não um bônus ou o princípio e o fim de um produto. Descobrimos que, em 2023, 41% dos lançamentos de fragrâncias incluíam alegações éticas e ambientais, contra 18% em 2019. O aspecto discreto da tendência vem do fato de os consumidores não quererem que a sustentabilidade comprometa a aparência de um potencial produto de luxo, portanto, a embalagem e os fabricantes devem ser inteligentes ao incorporar a sustentabilidade em um produto inteiro, sem ter que comprometer a estética.
A Bastille Parfums está usando tecnologia AI e RFID para alcançar transparência inegociável com suas fragrâncias. Seu Paradis Nuit Eau de Parfum agora apresenta um código QR no frasco que os usuários podem digitalizar para encontrar o ciclo de vida completo de todos os ingredientes, incluindo sua origem, os nomes das empresas que produziram a embalagem e a data de engarrafamento.
Embalagem limpa e sofisticada
De mãos dadas com a tendência de sustentabilidade silenciosa estão as embalagens limpas, simples e sofisticadas, onde os consumidores priorizam a eficácia e a funcionalidade em suas compras. Alguns exemplos de embalagens de beleza silenciosas que se destacam podem ser vistos na marca de cuidados com a pele Malin + Goetz”. Suas embalagens descomplicadas são continuamente inovadas para remover qualquer material desnecessário e o design é elegante e contemporâneo. Dessa forma, é mais provável que os clientes comprem o produto com base nos resultados tangíveis que ele pode oferecer em vez de informações superficiais.
Incentivos à reciclabilidade
Um elemento-chave da crescente popularidade das embalagens são os incentivos à reciclabilidade. Charlotte Tilbury introduziu esquemas fáceis de reciclagem para produtos selecionados. O cliente simplesmente acessa o portal de reciclagem online, preenche o formulário para receber uma etiqueta de devolução gratuita e receberá um desconto de 20% em um novo hidratante recarregável assim que o processo for concluído. Muitos dos concorrentes diretos de Charlotte Tilbury ainda não implementaram uma estratégia eficiente de reciclagem de produtos com incentivos suficientes para os clientes. Os concorrentes de Charlotte Tilbury incluem Glossier, L’Oreal, Estee Lauder, Anastasia Beverly Hills e Hourglass. Estas marcas devem ter em conta não só o fabricante e a composição dos seus produtos, mas também o destino do produto para além da sua utilidade.
Designs de embalagens inspirados na tradição
A última tendência que veremos é um passo além da bem conhecida tendência psicológica da nostalgia, rumo a um renascimento de designs de embalagens inspirados na tradição, especialmente em fragrâncias. Juntamente com um apelo por embalagens de beleza simples e silenciosas, há uma tendência simultânea que fala de designs que apelam à nostalgia social, talvez uma nostalgia com a qual os consumidores são demasiado jovens para se conectarem pessoalmente, mas que é sinônimo de decadência e exagero. A Officine Universelle Bully posiciona a beleza ancestral no coração de sua marca e suas embalagens apresentam delicadas pinturas clássicas, com detalhes dourados, uma verdadeira adição bonita a qualquer penteadeira. Além disso, utilizam ingredientes inspirados em técnicas e receitas antigas, o que significa que ainda existe um elemento daquela beleza tranquila que já mencionamos. Esses ingredientes funcionaram por gerações e ainda funcionam hoje.
Pensando no futuro
Os consumidores procuram cada vez mais provas de eficácia dos seus produtos de beleza e a embalagem é o meio mais simples de transmitir esta mensagem de marketing. Prevemos um regresso ao básico com muitas marcas, talvez com uma mudança estratégica na alocação orçamental para coisas mais importantes, como melhorar o ciclo de vida dos seus produtos. No entanto, é importante observar que simplicidade não significa necessariamente algo desagradável. Nos próximos meses, certamente veremos muitos designs lindos de embalagens de beleza usando IA e designs inspirados na tradição.
Fonte: Mintel
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