Close

Paletização robotizada proporciona melhora na produtividade para diferentes segmentos industriais

Na era da Indústria 4.0, a automação e a integração digital estão redefinindo os processos industriais. No final de produção, a paletização robotizada é uma das soluções que tem oferecido maior produtividade e eficiência ao trabalho desempenhado, isso porque robôs conseguem substituir atividades braçais repetitivas, exaustivas e por vezes demoradas, garantindo agilidade, padronização, segurança e a possibilidade de produzir sem parar (24 horas por dia, sete dias por semana).

Especialista na elaboração de soluções para a automatização, principalmente do agronegócio, a empresa Selgron, de Santa Catarina, tem percebido aumento constante na procura por esse tipo de tecnologia nos últimos anos, incentivado pelos motivos já citados.

“Através da automação inteligente, se oferece um conjunto de vantagens que impulsionam a competitividade das empresas. A robotização de alguns processos, como é o caso da paletização, além de proporcionar a entrega de uma operação mais eficiente, simplificando tarefas rotineiras, melhora o aproveitamento do tempo. Assim, as empresas passam a produzir mais e reduzir os custos de produção”, explica o gerente comercial da empresa, Rubens Schneider.

A linha de equipamentos para sistemas de paletização robotizados oferecida pela empresa é aplicável a diversos segmentos ou tipos de produtos, sendo caixas, fardos, sacos, sacarias, bombonas e baldes. Também é possível mudar as configurações de layout de acordo com a necessidade de cada negócio, o que é analisado por uma equipe especializada da Selgron.

A robotização oferece uma série de vantagens significativas em comparação com métodos tradicionais. Além da redução da dependência de mão de obra humana, a automação aumenta a velocidade e a precisão do processo de paletização, reduzindo assim os tempos de ciclo e melhorando a qualidade do produto final. Além disso, a flexibilidade inerente aos sistemas robotizados permite rápida adaptação a mudanças de produção e demanda, garantindo uma resposta ágil às exigências do mercado.

Há uma variedade de tipos de robôs para diferentes processos, cabeçotes personalizados, sensoriamento área/setor, acesso remoto, alimentadores automáticos de pallets, inclusive outros insumos utilizados durante o processo de paletização. “Isso permite que empresas de diferentes setores, desde alimentos até produtos farmacêuticos, aproveitem os benefícios da paletização robotizada”, pontua Schneider.

Fonte: Trevo Comunicação