Nos últimos anos, a demanda por produtos que carreguem atributos sustentáveis tem se mostrado crescente. Segundo uma pesquisa realizada pela Confederação Nacional da Indústria (CNI), o número de brasileiros que se preocupam com hábitos sustentáveis aumentou de 74% para 81%, no comparativo entre 2022 e 2023. E para o mercado de beleza e cuidados pessoais, que busca atender esse novo padrão de consumo, o cenário não é diferente: além de se mostrarem mais preocupadas com a composição de seus produtos, as marcas seguem apostando em embalagens que permitam diminuir o impacto de suas operações no meio ambiente.
Acompanhando essa tendência, soluções focadas em reduzir os resíduos e poupar os recursos naturais é algo cada vez mais presente e já faz parte do portfólio de grandes players globais, como é o caso da Avery Dennison. Recentemente, a companhia, que é líder em ciência de materiais – como os rótulos autoadesivos – passou a oferecer o Fasson® rPP Branco NTC 10% PCR, uma inovação de polipropileno, composto em 10% por resina reciclada pós-consumo (PCR). A nova solução autoadesiva faz parte do Sustainable Advantage, portfólio de produtos sustentáveis da companhia.
De acordo com Renato Rafael, gerente de produtos da Avery Dennison para a América Latina, o rótulo autoadesivo pode ser aplicado em diferentes embalagens rígidas do segmento de cosméticos e cuidados pessoais, impulsionando a circularidade dos materiais nesse setor. “Para cada um milhão de metros quadrados desse rótulo, deixamos de consumir cerca de 4,5 toneladas de plástico virgem, somente coletando, reciclando e transformando os materiais que foram previamente utilizados e descartados pelos consumidores”, destaca o executivo.
Impulsionando o segmento a um futuro mais sustentável e responsável, a adesão a soluções compostas por insumos reciclados permite que as marcas de beleza transcendam às expectativas por operações mais limpas e transparentes. “Empresas que adotam práticas sustentáveis ganham a preferência de consumidores conscientes e conseguem se diferenciar nas gôndolas. Em alguns mercados já existem regulamentações rigorosas nesse sentido, portanto, antecipar-se a essas exigências é, sem dúvida, uma estratégia inteligente e bastante disruptiva”, complementa Renato.
Como foi desenvolvido o rótulo com PCR
Para desenvolver o Fasson® rPP Branco NTC 10% PCR e responder com sucesso à urgente necessidade de soluções mais sustentáveis para a rotulagem em polipropileno, a Avery Dennison protagonizou uma parceria com a Vitopel do Brasil, fornecedora de filmes extrusados, e a Wise, a recicladora que forneceu o material PCR (reciclado pós consumo).
“A colaboração resultou em uma solução sólida que combina sustentabilidade com excelente desempenho em adesividade, sem comprometer os processos de conversão, rotulagem e aplicação”, complementa o executivo. O frontal Fasson® rPP Branco NTC 10% PCR está disponível com dois adesivos, o Fasson® S0290 e C2075.
Ainda segundo Rafael, quando combinado com o adesivo Fasson® S0290, o novo rótulo é reconhecido* pela Associação dos Recicladores de Plásticos (APR) e pode permanecer na embalagem sem afetar os processos de reciclagem do polietileno de alta densidade (PEAD), muito presente no mercado. Combinada ao Fasson® C2075, a nova solução possui uma certificação concedida pelo Programa BioPreferred, do Departamento de Agricultura dos Estados Unidos, que valida o uso de conteúdo de base biológica renovável na composição de sua formulação adesiva, deixando a estrutura ainda mais sustentável.
* de acordo com o protocolo de Benchmarking.
Fonte: atdc group