Close

Fedrigoni recebe medalha Platina da Ecovadis pelo 3º ano consecutivo

A Fedrigoni confirmou sua posição na elite das empresas reconhecidas pelo seu compromisso com a sustentabilidade: pelo terceiro ano consecutivo, o Grupo foi premiado com a medalha de platina pela Ecovadis, o que o coloca no top 1% das empresas com desempenho ESG, a nível mundial e no próprio sector, e melhora a sua pontuação, que atingiu 90/100.

A medalha de platina é a mais alta distinção atribuída pela Ecovadis, a agência internacional de classificação ESG que todos os anos examina dezenas de milhares de empresas de todas as dimensões e de todos os sectores industriais em todo o mundo, avaliando as suas operações e sistemas de gestão em termos de cuidados ambientais e responsabilidade social. e plástico, oferecendo uma alternativa mais amiga do ambiente aos cartões de plástico tradicionais.

“Este resultado é um importante incentivo para continuarmos a procurar a excelência, juntamente com os nossos stakeholders e clientes”, comenta Marco Nespolo, CEO do Grupo. ”Estamos seriamente empenhados, todos os dias e em todos os locais, em atingir os nossos objetivos ESG 2030, num caminho de melhoria constante guiado também pelo feedback que recebemos através de avaliações como a da Ecovadis, que nos permitem implementar acções corretivas de ano para ano, melhorando de uma avaliação para a outra até atingirmos, em apenas cinco anos, resultados de que nos podemos verdadeiramente orgulhar.”

Histórico

A Fedrigoni está entre os líderes mundiais em rótulos e materiais de rotulagem premium, papéis especiais para embalagens de luxo e outras soluções criativas, e soluções RFID e conectadas. Esta pontuação elevada, 90/100, resulta, em particular, do desempenho na categoria “ambiente” e da melhoria na categoria “compras sustentáveis”, de tal forma que a Ecovadis está desenvolviendo um estudo de caso sobre a própria cadeia de abastecimento da Fedrigoni para que possa servir de exemplo a outras empresas.

Além disso, em 2024, a Fedrigoni foi confirmada como líder na categoria “Gestão do Carbono” entre as empresas com o melhor sistema de gestão para as questões das alterações climáticas, com objectivos ambiciosos de descarbonização estabelecidos numa base científica.

Toda a estratégia de crescimento da Fedrigoni é permeada por um compromisso constante com as questões de sustentabilidade, onde um dos maiores desafios é a transição energética, onde o Grupo pretende alcançar a neutralidade carbônica até 2050. A abordagem da multinacional, denominada “Making Progress”, fornece um roteiro de metas a serem alcançadas até 2030, acompanhando todos os progressos de forma rigorosa, transparente e mensurável: desde uma redução de 30% nas emissões de CO₂ (uma meta endossada pela SBTI), ao consumo de água (que deve ser reduzido em 10% em termos de captação, devolvendo 95% dela limpa ao meio ambiente), desde a gestão de resíduos com vista à circularidade total (zero resíduos enviados para aterro) até uma oferta de produtos de papéis especiais recicláveis 100% certificados pela Aticelca e materiais autoadesivos adequados para reciclagem ou reutilização que são certificados pela Recyclass.

Na esfera social, a empresa está empenhada em criar um ambiente de trabalho cada vez mais seguro e inclusivo: as suas prioridades incluem a prevenção de acidentes (em 2023, ao nível do Grupo, o índice de frequência de acidentes diminuiu 17,7%, de 13,3 para 11), a redução da disparidade de gênero (para atingir 35% dos cargos de gestão ocupados por mulheres) e a promoção de um ambiente inclusivo e de aprendizagem para as 6000 pessoas da empresa. O compromisso da Fedrigoni com as suas pessoas e com as comunidades locais nos locais onde a empresa opera inclui também ações concretas sobre as questões da biodiversidade e dos direitos humanos.
A medalha de Platina da Ecovadis não é o único reconhecimento na esfera ESG recebido pela Fedrigoni, que foi incluída pela S&P Global no Sustainability Yearbook 2024, onde se situa apenas entre os 8% melhores das mais de 9.400 empresas avaliadas no Corporate Sustainability Assessment 2023.


Fonte: Parla Assessoria