O Hinode Group divulgou seu terceiro relatório anual de sustentabilidade, com base nas diretrizes da Global Reporting Initiative (GRI), destacando as principais conquistas e metas alcançadas em 2023. O documento, que cobre o período de janeiro a dezembro, foi aprovado pela diretoria e pelo Comitê de Sustentabilidade e reflete o compromisso da empresa com práticas ambientais, sociais e de governança.
“Enxergamos a sustentabilidade como um farol que guia nossa longevidade, com uma visão que se estende por muitos anos à frente. Nossa base está mais sólida e, agora, direcionamos nossos esforços para um crescimento sustentado”, afirma Sandro Rodrigues, CEO do Hinode Group.
Em termos financeiros, o grupo registrou um faturamento de 747 milhões de reais, com a venda de 18 milhões de unidades de produtos. Em 2023, foram lançados 74 SKUs no Brasil e 108 na América Latina principalmente nas categorias de fragrâncias e corpo, focando em tecnologia, sustentabilidade e diversas funcionalidades em um mesmo item.
A empresa, que está presente em 8 países, sendo Bolívia, Brasil, Chile, Colômbia, Equador, Paraguai, Peru e México, gerou 951 milhões de reais em renda para consultores e franqueados, sendo 844 milhões de reais provenientes de bônus e lucros na revenda de produtos, consolidando-se como a empresa de venda direta com a maior margem de lucro no mercado, cerca de 50%.
No campo ambiental, o Hinode Group destacou a redução de 22,5% nas emissões de gases de efeito estufa (GEE) e a adoção de energia renovável em sua fábrica em Jandira (SP), responsável por 80% do consumo energético do grupo. Além disso, a empresa implementou ações de ecoeficiência no seu Centro de Distribuição em Extrema, Minas Gerais, como a substituição de plástico bolha por papel kraft biodegradável, reduzindo 3,8 toneladas de plástico, e encaminhou 134 toneladas de resíduos para reciclagem ou reutilização. O Projeto Hinode Recicla 2.0 também representa um avanço significativo nas iniciativas de sustentabilidade do Hinode Group, tendo como premissa a colaboração estratégica com cooperativas de reciclagem, que desempenham um papel crucial na coleta, separação, tratamento e reintegração dos resíduos recicláveis na cadeia produtiva. Este projeto não apenas aborda a questão da responsabilidade ambiental, ao incentivar a reciclagem das embalagens usadas dos produtos Hinode, mas também tem um impacto social positivo, contribuindo com a geração de renda para as cooperativas de reciclagem envolvidas, beneficiando diretamente as comunidades locais. A primeira ação do Hinode Recicla 2.0 conta com 46,4kg de resíduos recuperados.
A empresa também reforçou seu compromisso com o empoderamento feminino através do Programa Pérolas, que capacitou mais de 12.600 mulheres em 2023, resultando em uma produtividade 84% superior em comparação às consultoras que não participam do programa. O Instituto FAR, braço social do grupo, beneficiou 86 mil pessoas com investimentos de 862 mil reais em diversas ações sociais.
No campo da governança, o Hinode Group, que conta com 492 colaboradores, continuou a investir em práticas de integridade, não registrando casos de corrupção ou discriminação em 2023. A empresa também se destacou ao ser a primeira do setor a obter a conta verificada no WhatsApp e ao ser premiada com o Ouro na categoria Digitalização pela Associação Brasileira de Empresas de Vendas Diretas (ABEVD). Dentro do Pilar Social para 2030, está a meta de garantir salário digno para 100% dos colaboradores e Treinamentos voltados para inclusão digital para 100% de seus funcionários, por meio da Universidade Hinode Corp (UH Corp). Além do conteúdo próprio, formatado pelo Hinode Group, existem as trilhas de aprendizagem criadas pelo UOL EdTech, sobre liderança, inovação, criatividade, sustentabilidade, gestão e produtividade, métodos ágeis, comunicação, compliance, consumidor 4.0, normas e gestão de riscos, assim como módulos de idiomas e autodesenvolvimento. O compromisso da empresa com a educação continuada é reforçado por parcerias com instituições de ensino renomadas, proporcionando aos colaboradores e seus dependentes acesso a condições comerciais especiais e descontos em cursos de graduação, pós-graduação e MBA. Mais de 12 mil acessos a 92 conteúdos distintos. Foram 2.700 cursos concluídos pelos colaboradores e 974 certificados emitidos.
A diversidade entre colaboradores também é um pilar fundamental para a sustentabilidade e a inovação. “Ressaltamos que a empresa não se resume a produtos e faturamento: ela é formada por pessoas que dela fazem parte. Nossa governança é equilibrada por meio de fóruns, comitês e processos de gestão rigorosos, demonstrando nosso compromisso inabalável com a conformidade”, complementa o CEO.
Ao promover um ambiente inclusivo, a empresa preza pelo respeito e pela valorização da dignidade humana, se beneficiando de uma riqueza de perspectivas, potencializando o bem-estar, a criatividade e a colaboração. O Código de Ética e Conduta do Hinode Group repudia qualquer forma de discriminação e reforça o compromisso contínuo com a equidade no local de trabalho. Para acompanhar o perfil da sua equipe e aprimorar a gestão, o grupo faz, desde 2020, o levantamento do perfil dos colaboradores, considerando indicadores raciais. No período, houve um aumento na representatividade de mulheres em cargos de liderança (a partir de coordenação). Em 2022, eram 56% do total, e, em 2023, este percentual passou para 60%. Também aconteceu uma expansão na quantidade de colaboradores que se declaram negros ou pardos, de 41,5% em 2022 para 44% em 2023.
Com uma rede de 366 mil consultores ativos, mais de 600 mil cadastrados e 257 franquias distribuídas pelo Brasil, o Hinode Group reafirma seu compromisso com o desenvolvimento sustentável, estabelecendo metas ambiciosas para 2030, alinhadas com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), como a redução de 20% no consumo de energia e água em suas operações e a melhoria contínua na rastreabilidade e procedência sustentável de suas matérias-primas.
Fonte: Máxima Assessoria de Imprensa
Projeto de reciclagem recolhe 100 quilos de lixo de escola em apenas uma semana
Em apenas uma semana, os estudantes do Ensino Fundamental do...
VER MAIS