Close

A maestria da cerveja e a arte da codificação

Paradas de produção e custos imprevistos causados por sistemas de marcação defeituosos representaram grandes desafios para a maior cervejaria do Arizona, Four Peaks. Entupimentos frequentes das cabeças de impressão afetaram gravemente a eficiência da produção. A solução veio com a mudança para a tecnologia de impressão inovadora da LEIBINGER. Graças à tecnologia patenteada de vedação de bicos nas impressoras LEIBINGER, os entupimentos agora são coisa do passado, garantindo uma produção suave, ininterrupta e com eficiência máxima.

 

Na vanguarda da indústria de cerveja artesanal nos EUA, Four Peaks é a maior cervejaria do Arizona e conquistou seguidores fiéis desde que foi fundada, em 1996. Famosa por cervejas como Kilt Lifter e Wow Wheat, foi adquirida em 2016 pela gigante de bebidas Anheuser Busch. Four Peaks não é, portanto, apenas a criadora de cervejas incríveis; é um negócio moderno e altamente eficiente, e o responsável por garantir altos níveis de qualidade e quantidade é Gary Fogg, Diretor de Produção desde 2018.

 

O desafio: Uma nova abordagem para codificação

Para desfrutar do melhor da cerveja artesanal, você precisa bebê-la fresca. A cervejaria, portanto, imprime datas de validade em cada lata ou garrafa, o que incentiva os clientes a consumir a cerveja em até 120 dias após a saída da cervejaria. Isso ajuda a garantir a qualidade – mas também pode criar uma dor de cabeça para pessoas como Gary, porque imprimir a data de validade pode ser problemático, a menos que você tenha o equipamento certo. Com impressoras LEIBINGER em todas as linhas de produção, Gary desfruta agora de uma operação sem problemas, mas nem sempre foi assim.

 

Antes da instalação das máquinas LEIBINGER, muitas vezes surgiam problemas de qualidade à medida que as cabeças de impressão das impressoras de outros fabricantes ficavam obstruídas. A cada 15 minutos, a legibilidade da impressão era verificada. Se a data de validade não estivesse perfeitamente clara, a linha de produção teria que parar por até uma hora enquanto a cabeça de impressão era limpa.

 

Pior ainda, com 250 latas saindo da linha a cada minuto, Gary podia acabar com quase 4000 cervejas mal impressas. Isso significa tempo e esforço desnecessários para lavagem e reimpressão – ou a cerveja será desperdiçada. E isso acontecia pelo menos uma vez por semana, às vezes até todos os dias.

 

A solução: Ouvir a voz da experiência

Essa não foi a primeira vez que Gary viu esse problema e aprendeu cedo que mudar para a LEIBINGER resolveria isso. Iniciando sua carreira em um dos maiores produtores de bebidas do país, Gary relembra problemas semelhantes com máquinas de codificação: “Estávamos imprimindo 24 horas por dia, 7 dias por semana e tínhamos dificuldades com todas as outras marcas de impressoras. Sempre havia uma quebrada e isso tinha um grande impacto em nossa produtividade.” A solução para esse problema veio de Tim Robinson, da RMH Systems, um especialista em máquinas de codificação, cujo aconselhamento e apoio seriam inestimáveis ao longo da carreira de Gary. Tim substituiu a máquina defeituosa por uma LEIBINGER, para manter a produção funcionando. Gary passou a confiar na LEIBINGER para trabalhar de maneira confiável onde outras marcas falharam: “Cada vez que ele [Tim] vinha até nossas instalações, instalávamos uma LEIBINGER e funcionava imediatamente.”

 

Avançando para 2009 e para sua nova posição na Four Peaks, Gary enfrentou os mesmos problemas com a mesma combinação de fabricantes – e prontamente os substituiu por impressoras LEIBINGER mais confiáveis: “Quando começámos, tínhamos [outras impressoras] e acho que ambas estão em uma lixeira nos fundos atualmente. Eu acho que não recomendaria estas outras impressoras nem para um dos meus inimigos.”

 

O impacto na produtividade foi instantâneo. “Quando comecei, fazíamos limpezas pelo menos todas as semanas – às vezes todos os dias. Agora nem precisamos fazer isso todo mês.” Gary admite que o plano de limpeza que seguem pode até ser desnecessário: “Às vezes acho que limpamos as cabeças apenas por diversão.”

 

A vantagem da sustentabilidade

 

Houve outros benefícios além da economia de tempo. A limpeza das cabeças de impressão requer solvente, o que pode ter um impacto prejudicial no ambiente. Se a cabeça de impressão não precisar ser limpa, você não precisará de tanto solvente – melhorando o impacto ambiental da fábrica e economizando dinheiro.

 

Gary também destaca a vantagem ambiental dos cartuchos/das garrafas LEIBINGER: “Eles foram projetados para esvaziar completamente – portanto, não há resíduos perigosos. Com outros cartuchos, eu tive que esvaziar o solvente residual em um tanque e ter especialistas a bombeá-lo todos os meses para um descarte adequado. Isso leva tempo e dinheiro.”

Se você não aguenta a pressão…

As cervejarias podem ser locais movimentados, quentes e úmidos, o que torna a codificação difícil para algumas impressoras – mas não para a LEIBINGER: “Eu vi máquinas LEIBINGER funcionando de maneira perfeita possivelmente nos ambientes mais difíceis que você poderia encontrar, como acima do funil de pasteurização, onde o ar é úmido, quente e sujo. Mas funcionavam bem, ainda assim.”

Outro problema surgiu com a condensação no exterior das garrafas pré-cheias. Isso significava que a tinta amarela semi-pigmentada que Gary estava usando estava descascando em vez de grudar na superfície do vidro. Tim sugeriu mudar para uma prata pigmentada, que aderia melhor. Ele também observou como a escolha da LEIBINGER em vez dos codificadores concorrentes foi importante: “Depois que você coloca uma certa tinta dentro, algumas máquinas não gostam de trocar. Você tem que trocar os bicos, os osciladores, e nós nunca recomendamos isso. Com a LEIBINGER, você pode simplesmente fazer o processo de troca de tinta e começar de novo com uma tinta diferente.”

O resultado: Um foco na qualidade

A relação entre Gary e Tim é típica do suporte pessoal e local que a rede de parceiros da LEIBINGER oferece aos clientes em todo o mundo. A LEIBINGER trabalha em estreita colaboração com parceiros regionais que não são apenas conhecedores, mas também altamente receptivos, geralmente capazes de chegar ao local em um curto espaço de tempo e aconselhar sobre cada situação.

Tim também acredita que a LEIBINGER tem uma abordagem diferente de outros fabricantes de codificação: “Parece que os outros fabricantes estão sempre insistindo em cobrar taxas anuais de manutenção. Sempre há algo que precisa ser trocado todos os anos, independente do uso. Mas a LEIBINGER existe para vender impressoras, não para tentar ganhar dinheiro com peças de reposição.”

Four Peaks e LEIBINGER são bons parceiros, pois ambas as empresas acreditam que o sucesso vem da qualidade, um ponto que Gary resume perfeitamente: “No final das contas, nosso trabalho é produzir uma boa cerveja e distribuí-la aos clientes com sede! E a codificação deveria ser uma tarefa muito simples. Se for legível e repetível e não tivermos tempo de inatividade, é tudo o que precisamos. E é isso que temos há anos com a LEIBINGER.”

Fonte: Imprensa Leibinger