A Optima recebeu a Medalha de Platina pela plataforma de avaliação de sustentabilidade EcoVadis. Essa premiação é concedida apenas ao top 1% das empresas avaliadas em cada setor. A Optima está entre as oito empresas do setor de engenharia mecânica e de plantas industriais em toda a Alemanha a receber a Medalha de Platina em 2024.
A estratégia de sustentabilidade da Optima, “We care for tomorrow”, foi publicada em 2022 e desencadeou diversas iniciativas. Primeiramente, soluções de embalagens recicláveis estão sendo desenvolvidas em parceria com os clientes. Como segundo pilar, várias máquinas foram aprimoradas tecnicamente em termos de consumo de energia e recursos. Medidas extensivas de economia de energia, investimentos em edifícios energeticamente eficientes, o uso de eletricidade verde e a instalação de coletores solares são outros elementos da estratégia.
Nos últimos 12 meses, diversas medidas adicionais foram implementadas, contribuindo para essa conquista. Um passo importante foi a certificação do sistema de gestão de segurança de TI de acordo com a norma ISO 27001. Além disso, foi realizada uma análise detalhada de relevância sobre todas as questões-chave de sustentabilidade e ampliada a pegada de carbono da empresa. A Optima também se juntou ao Pacto Global da ONU como sinal de seu compromisso com mudanças sustentáveis. O código de Conduta – diretrizes para que todos os funcionários e parceiros cumpram as obrigações legais – também contribuiu para o prêmio.
“A Medalha de Platina da EcoVadis é um marco significativo para a Optima e confirma nossa estratégia de consolidar a sustentabilidade como um componente central da nossa missão corporativa,” explicou o CEO Dr. Stefan König.
“Como empresa familiar e líder em tecnologia, consideramos nossa responsabilidade zelar pelas pessoas e pelo meio ambiente como algo natural,” acrescentou Hans Bühler, Sócio-Gerente. “Continuaremos a fazê-lo no futuro, usando nossa paixão e espírito pioneiro para as futuras gerações.”
A Optima continua a focar na sustentabilidade como chave para a inovação e como base para práticas empresariais responsáveis a longo prazo. Os próximos passos planejados pelo grupo incluem a criação de um relatório abrangente de sustentabilidade e o aumento do envolvimento de fornecedores em questões sociais e ambientais.
Fonte: Imprensa Optima