A Nestlé Brasil é a principal referência em práticas sustentáveis no setor de Alimentos e Bebidas segundo a pesquisa “Ipsos ESG 360°: Percepções do Consumidor sobre Sustentabilidade”. O levantamento encomendado à consultoria internacional, concluído no início do segundo semestre deste ano entrevistou 5 mil brasileiros de todo o Brasil. A pesquisa mediu a percepção do público em relação às iniciativas de impacto ambiental e social promovidas por diferentes setores do mercado e empresas atuantes no Brasil. A Nestlé conquistou ampla vantagem em todas as categorias de avaliação ESG – Sustentabilidade, Social e Governança – valores cada vez mais priorizados pelos consumidores no momento da decisão de compra.
Conforme o IPSE – Índice de Sustentabilidade Empresarial da consultoria Ipsos Brasil, no eixo Ambiental, a Nestlé obteve quase 80 pontos acima da média do setor de Alimentos e Bebidas e da média nacional das empresas analisadas. Em Social e em Governança, superou, em ambos os segmentos, em mais de 70 pontos as médias nacionais e do setor de alimentos. O levantamento apontou ainda que a Companhia é a mais confiável entre todas as empresas do setor de alimentos e bebidas analisadas, com três em cada quatro consumidores afirmando sentirem confiança na marca.
“Esse reconhecimento reforça duas frentes que estão entre nossas prioridades quando falamos de ESG. A primeira é Inovação. Nos provocamos o tempo todo a buscar diferentes ou novas formas de criar soluções sustentáveis que sejam acessíveis e escaláveis. E a segunda é a transparência, facilitada pela comunicação. É essencial facilitar o entendimento sobre o que estamos fazendo, para que a sustentabilidade não pareça confusa, distante e pouco acionável para as pessoas”, afirma Barbara Sapunar, Diretora Executiva de Business Transformation e ESG da Nestlé Brasil.
Iniciativas sustentáveis da Nestlé
O levantamento da Ipsos revela também que 2/5 da população brasileira entende que iniciativas que valorizam a produção sustentável de matérias-primas (indicada em 43% das respostas), o processamento de embalagens ecológicas (abordada por 42% dos entrevistados) e o descarte (40%) são os processos mais importantes na fabricação de alimentos e que expressam o engajamento das companhias com as causas ambientais.
Da mesma forma, entre os atributos decisivos para a concretização da compra de alimentos qualificados como sustentáveis, os consumidores entrevistados responderam que percebem a adesão a práticas e processos que mitigam os impactos no meio ambiente (48%), se as embalagens são feitas com materiais recicláveis, biodegradáveis ou reciclados (46%), o engajamento da marca com responsabilidade social (35%), certificações (33%) e ética, que engloba o respeito à direitos trabalhistas, por exemplo (29%).
A Nestlé está comprometida em obter, até 2030, 50% de suas principais matérias-primas — como café, cacau e leite — de propriedades que adotem práticas regenerativas. Por isso, a companhia possui iniciativas pioneiras de qualidade e sustentabilidade com foco nas cadeias. Um exemplo desse compromisso é o programa Nestlé Cocoa Plan (NCP), maior programa de sustentabilidade na cacauicultura brasileira que visa o desenvolvimento social, ambiental e econômico de produtores de cacau no Brasil. Com a meta de adquirir 100% de cacau sustentável em 2025, o NCP já conta com mais de 6.500 fazendas parceiras e oferece suporte e premiação financeira para que os agricultores possam investir em infraestrutura e práticas regenerativas nas fazendas.
O Nature por Ninho é o maior programa de sustentabilidade para cadeia do leite no Brasil, apoiando o desenvolvimento e a evolução de cerca de 900 produtores parceiros. A iniciativa visa o bem-estar animal e das pessoas, o cuidado com o solo, a gestão do uso da água nas propriedades e a mensuração da pegada de carbono. E ainda implementa e verifica essas práticas, gerando benefícios econômicos, sociais e ambientais a produtores e trabalhadores.
Voltado para outro insumo importante na cadeia de produção da Nestlé, cafés, a companhia mantém o programa de sustentabilidade Cultivado com Respeito. A iniciativa investe na promoção de condições dignas de trabalho às pessoas que integram as cerca de 1.500 propriedades parceiras, em uma cafeicultura que respeita o meio ambiente. Como resultado da efetividade do programa, a Nestlé já possui 100% de seu café rastreado e todas as propriedades parceiras aplicam ao menos uma prática de agricultura regenerativa e estão em transição para uma agricultura de baixo carbono.
Em circularidade, a Nestlé tem o compromisso global de reduzir 1/3 do plástico virgem de suas embalagens e ter 100% de suas embalagens desenhadas para reciclagem e/ou reutilização até 2025. O recente lançamento de uma edição-manifesto e limitada do chocolate KitKat, com embalagem feita com 100% de plástico reciclado certificado, faz parte dessa jornada de inovação e responsabilidade.
Entre outros exemplos, as embalagens de Nescau não oferecem mais canudos plásticos e, hoje em dia, todas as bebidas prontas da Nestlé em garrafinhas, além de serem feitas de plástico reciclado, têm lacre contínuo e reciclável ao invés de tampas plásticas – o equivalente a 35 milhões de tampas ou 150 toneladas de plástico que deixaram de circular entre os consumidores um ano após a mudança.
Fonte: NovaPR