Close

Educação Ambiental como Pilar para o enfrentamento às Mudanças Climáticas

 

Em um momento de atenção global às mudanças climáticas, a educação ambiental surge como elemento essencial na busca por soluções sustentáveis. No Dia Mundial da Educação Ambiental, celebrado em 26 de janeiro, e em preparação para a COP30, que acontecerá em novembro no Brasil, o Programa de Educação Ambiental (PEA) Campo Limpo reforça seu papel transformador ao incentivar a adoção de práticas de consumo consciente, inspirando comunidades a agir em prol do planeta.

O que é o PEA Campo Limpo?

Criado pelo Instituto Nacional de Processamento de Embalagens Vazias (inpEV), o Programa de Educação Ambiental (PEA) Campo Limpo é uma iniciativa que busca contribuir para o fortalecimento da consciência ambiental de estudantes de todo o Brasil, abordando o desafio dos resíduos sólidos a partir da noção de “responsabilidade compartilhada”. O programa é voltado a alunos do 4º e 5º anos do ensino fundamental e oferece uma abordagem lúdica, dinâmica e prática por meio da distribuição de kits pedagógicos alinhados à Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Esses kits incluem cadernos temáticos, jogos colaborativos e pôsteres, que tornam o aprendizado envolvente e acessível. o PEA incentiva a realização de atividades práticas em comunidades e escolas, levando a mensagem de sustentabilidade para além dos muros escolares. O programa também é alinhado à Política Nacional de Educação Ambiental (PNEA) trazendo atividades de educação ambiental na perspectiva da inter e transdisciplinaridade, considerados princípios básicos da educação ambiental, segundo a PNEA.

Desde sua criação, o programa já impactou mais de 2,8 milhões de estudantes e professores, consolidando-se como uma referência em educação ambiental no Brasil.

Resultados que Fazem a Diferença

Em 2024, o PEA Campo Limpo impactou 310 mil estudantes e professores, promovendo oficinas, campanhas e ações práticas que destacaram a importância da economia circular e da redução de resíduos. Ao longo dos anos, o programa tem inspirado histórias transformadoras, com jovens que passaram pelo programa quando crianças e hoje desenvolvem projetos socioambientais ou trabalham na área de sustentabilidade, e escolas que aplicam as atividades sugeridas nos materiais em suas comunidades.

“O PEA Campo Limpo conecta conceitos e prática, mostrando que pequenas mudanças de atitude podem gerar impactos significativos para o futuro. É por meio da educação ambiental que formamos cidadãos conscientes, engajados na transformação socioambiental de suas comunidades”, destaca Fernanda Cardozo, coordenadora de educação do inpEV.

Como as Escolas Podem Participar do PEA Campo Limpo em 2025?

As inscrições para o programa estarão abertas de 20 de janeiro a 21 de março de 2025. Escolas interessadas devem entrar em contato com o gestor da unidade de recebimento do Sistema Campo Limpo mais próxima (é possível encontrar a unidade mais próxima em inpev.org.br), responsável pela inscrição e gestão local do programa. Participar do PEA Campo Limpo é uma oportunidade única de integrar o desenvolvimento de habilidades e competências da BNCC (Base Nacional Comum Curricular) a práticas ambientalmente adequadas . Ao envolver professores, estudantes e comunidades, o PEA Campo Limpo forma uma geração consciente e comprometida com a preservação do meio ambiente.

Neste Dia Mundial da Educação Ambiental, o inpEV convida escolas e comunidades a se unirem ao PEA Campo Limpo em 2025, consolidando a educação como pilar no enfrentamento às mudanças climáticas por meio da gestão adequada dos resíduos e promovendo ações transformadoras em direção a um futuro mais sustentável.

Sistema Campo Limpo e inpEV

Desde o início de sua operação, em 2002, o Sistema Campo Limpo já destinou, adequadamente, mais de 750 mil toneladas de embalagens vazias de defensivos agrícolas. Só em 2023, foram 53,2 mil toneladas. O programa tem como base o princípio das responsabilidades compartilhadas entre todos os elos da cadeia produtiva (indústria fabricante/registrante, canais de distribuição e agricultores), com apoio e fiscalização do poder público. Reúne mais de 256 associações de revendas e cooperativas e atende cerca de 2 milhões de propriedades rurais em todo o País, de acordo com o censo agrícola de 2017.

O Sistema está presente em todo o Brasil e conta com 416 unidades de recebimento, onde os agricultores podem devolver as embalagens vazias. Há ainda a possibilidade dessa entrega ser feita nos Recebimentos Itinerantes, que ocorrem em regiões distantes das unidades de recebimento e visam atingir os pequenos produtores.

Com mais de 20 anos de atuação, o inpEV – representante da indústria fabricante de defensivos no Sistema – é o responsável pela destinação ambientalmente correta das embalagens vazias e sobras pós-consumo no Brasil, processo estabelecido pela Lei Federal nº 14.785/23 e o Decreto Federal 4.074/02. É uma instituição sem fins lucrativos, formada por mais de 195 fabricantes e entidades representativas da indústria, canais de distribuição e agricultores.

Mais informações sobre o inpEV e o Sistema Campo Limpo estão disponíveis no site www.inpev.org.br, no FacebookYoutubeInsta

Fonte: LVBA Comunicação