O programa Tampinha Legal, maior iniciativa socioambiental de caráter educativo das Américas, marcará presença no 11º Congresso Mundial de Materiais Avançados (WCAM 2025), que ocorrerá de 12 a 14 de maio de 2025, no Portopia Hotel, em Kobe, no Japão. Durante o evento, no dia 13 de maio, o estudo de Análise do Ciclo de Vida (ACV), das tampas plásticas recolhidas pelo programa, será apresentado, destacando a sua contribuição para a economia circular e a sustentabilidade.
O WCAM 2025 é um dos principais eventos internacionais dedicados às ciências dos materiais avançados. Organizado pela World High Technology Society, o congresso reunirá mais de 500 especialistas, acadêmicos, líderes industriais e estudantes de mais de 50 países. Os participantes terão a oportunidade de discutir temas como materiais inteligentes, nanomateriais, compostos avançados e aplicações industriais de materiais. O evento também contará com palestras de renomados especialistas, incluindo Dr. Harry E. Ruda (Universidade de Toronto, Canadá) e Dr. Gerhard Klimeck (Universidade de Purdue, EUA).
Segundo a gerente do Instituto SustenPlást, Simara Souza, que fará a apresentação do estudo da Análise do Ciclo de Vida (ACV) do Tampinha durante o evento, essa participação é uma oportunidade única, não apenas para o programa, mas para o país. “Compartilhar as práticas do Tampinha Legal, o ACV das tampas plásticas e os resultados conquistados ao longo desses 8 anos com uma audiência global, fortalece a nossa posição como referência em programas de economia circular e sustentabilidade. A participação no congresso também permitirá estabelecer parcerias internacionais e ampliar o impacto do programa em outras regiões do mundo”, salientou.
O Tampinha Legal
O Tampinha Legal é uma realização do Instituto SustenPlást com o apoio do Movimento Plástico Transforma. Através de ações modificadoras de comportamento de massa, aumenta os níveis de esclarecimento quanto ao material plástico e seu destino adequado, proporcionando que a economia circular ocorra na prática. Todos os segmentos da sociedade são convidados a recolher tampas plásticas e destiná-las para entidades assistenciais do terceiro setor cadastradas no Tampinha Legal, que busca a melhor valorização de mercado para o material. Os valores obtidos são destinados integralmente para as entidades assistenciais participantes sem rateios de material ou repasses de valores. O programa não recebe comissões e/ou gratificações sobre o material coletado. No primeiro semestre de 2023 ultrapassou R$3 milhões de reais destinados 100% para as entidades assistenciais participantes. Recentemente, lançou no Núcleo Porto Alegre/RS, o Copinho Legal que, seguindo o modelo do Tampinha Legal, destina os recursos obtidos com a venda dos descartáveis plásticos (copos, pratos e talheres) para as entidades assistenciais participantes. O Tampinha Legal atua no Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, Minas Gerais, São Paulo, Alagoas, Pernambuco, Goiás, Distrito Federal, Bahia e Paraná. Em Porto Alegre, o Tampinha Legal conta com o apoio estratégico da Fundação Gaúcha dos Bancos Sociais da FIERGS. Além do aplicativo (Android e iOS) e site (tampinhalegal.com.br), onde pode-se localizar várias informações tais como os pontos de coleta mais próximos, entidades assistenciais e empresas participantes, etc. Também é possível acompanhar o Tampinha Legal por redes sociais, como YouTube, LinkedIn, Twitter, Instagram, Facebook e TikTok.
Fonte: Imprensa Tampinha Legal e foto: divulgação/Instituto Sustenplast