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Há 12 meses no mercado, startup paulista desenvolve embalagem compostável

A Packster, referência em embalagens sustentáveis com tecnologia de impressão digital do Grupo Zaraplast, acaba de ampliar seu portfólio com uma inovação alinhada às práticas de consumo consciente: a embalagem compostável. Desenvolvida com matérias-primas de fontes renováveis, como celulose de reflorestamento e cana-de-açúcar, a nova solução se transforma em adubo em até 180 dias, quando descartada corretamente.

 

“A embalagem compostável é feita para se decompor de maneira segura, sem gerar resíduos plásticos. Isso a diferencia de embalagens biodegradáveis, que podem deixar contaminantes no solo, e das recicláveis, que precisam de uma cadeia de reaproveitamento bem estruturada para voltarem ao mercado”, explica Veruska Rigolin, gerente regional de vendas da América do Sul da Futamura.

Além de não gerar impacto ambiental, a nova embalagem mantém as funcionalidades exigidas por diferentes segmentos de produtos, com modelos que incluem barreira contra vapor d’água, oxigênio, óleo e gordura.

Ela permite ainda a aplicação de zíper compostável e diversos acabamentos. Dessa forma, a solução da Packster atende desde alimentos até cosméticos e suplementos, sem comprometer a durabilidade ou a estética da embalagem.

A decomposição das embalagens compostáveis ocorre por meio da compostagem, um processo natural que transforma resíduos orgânicos em composto rico em nutrientes. Segundo Jack Strimber, CEO da Pakster, o ideal é que a embalagem seja descartada em uma composteira, que pode ser caseira ou industrial.

“No Brasil, já existem composteiras industriais, mas sua infraestrutura ainda é limitada e elas não são amplamente acessíveis. Mas, quando ela é descartada em lixo orgânico, junto a outros resíduos alimentares, ou até mesmo em um aterro, ela ainda se decompõe sem causar danos ao solo”, afirma a Especialista de Aplicação da ERT Bioplastics, Maria Laura dos Santos Leite.

Resposta à demanda por consumo consciente

A adoção de embalagens compostáveis atende à demanda de consumidores preocupados com práticas sustentáveis. Segundo dados divulgados pela Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (Abihpec), 83% dos brasileiros acreditam que consumir produtos de marcas comprometidas com a sustentabilidade é uma forma de contribuir para a preservação do planeta.

Outra pesquisa, realizada pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), mostra que a preocupação com o meio ambiente já influencia as decisões de compra: 21% dos consumidores dão preferência a alimentos e bebidas com embalagens recicláveis ou biodegradáveis, enquanto 17% priorizam produtos orgânicos.

Com o novo produto, a Packster também reforça seu posicionamento como parceira de empresas que buscam alinhar inovação, desempenho e responsabilidade socioambiental. “Nossa missão é oferecer soluções que respeitem o ciclo natural dos materiais, sem comprometer a eficiência das embalagens”, diz Jack Strimber, CEO da Packster.

 

Fonte: Experta Media e foto: Packster