Há algum tempo, a KHS vem mantendo um estreito diálogo com o Grupo Gürok sobre como o conglomerado deveria e poderia entrar no setor de bebidas com sua própria linha de água mineral. Trata-se de uma decisão lógica para um dos maiores fabricantes mundiais de utensílios de mesa e garrafas de vidro. Um dos primeiros contatos no fornecedor de sistemas sediado em Dortmund foi Hakan Ulus, gerente de atendimento ao cliente do escritório regional da KHS em Istambul. “Naquela época, aconselhamos a Gürok sobre muito mais do que apenas a tecnologia propriamente dita”, lembra Ulus. Ele havia acabado de ingressar na KHS vindo da Nestlé Waters, trazendo consigo uma ampla experiência não apenas em embalagens, mas também no setor de bebidas e água mineral.
Análise cuidadosa
No entanto, foi uma longa jornada até que a primeira garrafa fosse envasada, em março de 2024. A decisão de entrar no competitivo, porém promissor, mercado de água mineral na Turquia como um novo player exigiu uma análise profunda e foi respaldada por extensas pesquisas de mercado. O foco principal estava nos desejos e necessidades dos consumidores. “O sabor vem em primeiro lugar”, afirma Özgür Çoban, desde 2020 diretor-geral da AVOYA, subsidiária da Gürok criada especialmente para essa finalidade. “Em um país onde alimentos e bebidas doces são muito populares, os consumidores não querem beber uma água que tenha gosto salgado. Em segundo lugar vem a confiança na marca e na qualidade, com a saúde ocupando o terceiro lugar.”
Água com qualidades distintas
Uma outra constatação teve grande impacto no desenvolvimento do produto. “Existem muitas marcas de água mineral muito parecidas na Turquia”, explica Çoban. “Por isso, desde o início nos concentramos em como diferenciar nossa nova marca das demais.” Esse processo começou pela escolha da localização das fontes naturais, nas montanhas próximas a Burdur, cerca de 130 quilômetros ao norte da metrópole costeira de Antália. “A maioria das águas minerais locais vem de outras regiões”, afirma Çoban. “O diferencial da nossa água mineral com gás é seu conteúdo mineral especial: além de sódio e bicarbonato, ela contém principalmente magnésio e cálcio, ou seja, tudo o que seu corpo realmente precisa, sem outros componentes mais ou menos desnecessários.”
Tendência de vida saudável
A marca AVOYA está, portanto, posicionada como um produto saudável, que refresca e regenera. As seis versões com sabor utilizam apenas ingredientes naturais, desde frutas cítricas, maçã e hortelã até morango, cereja, hibisco, flor de sabugueiro e pétalas de rosa. A água é adoçada com açúcar natural, mas em quantidades bem menores do que as normalmente encontradas em sucos e refrigerantes na Turquia. A AVOYA recusa o uso de adoçantes artificiais ou qualquer outro ingrediente químico. “Em vez de 40 a 50 calorias por 100 mililitros, nossas bebidas têm apenas cerca de 20. Assim, promovemos a saúde dos nossos clientes sem que eles precisem abrir mão do sabor”, afirma o diretor. Sua linha de produtos está, portanto, totalmente alinhada ao estilo de vida saudável que tem ganhado cada vez mais importância entre os consumidores.
Campanha de marketing abrangente
Além do próprio produto, é o marketing que ajuda a diferenciar a nova bebida da concorrência. O nome “AVOYA” é uma palavra inventada que, segundo Çoban, foi criada com o significado de “celebrar a vida”. O logotipo marcante, o formato da garrafa de vidro, os rótulos e as cores conferem à marca uma identidade inconfundível, que atrai a atenção e conquista popularidade, seja em comerciais de TV nacionais, narrativas em redes sociais, outdoors ou em refrigeradores especialmente desenvolvidos para os pontos de venda (PDVs).
Çoban considera a presença da marca em 20.000 pontos de venda como um primeiro sinal de sucesso, incluindo as duas maiores redes de alimentos da Turquia, Migros e Carrefour. Até o fim do ano, esse número deverá dobrar, com a AVOYA almejando alcançar 80.000 pontos de venda em 2025, com forte presença também nas redes sociais.
Tecnologia de ponta da Alemanha
As elevadas exigências do produto também são atendidas pelas máquinas de envase e embalagem que processam as bebidas. “Vemos a tecnologia de ponta da KHS que escolhemos como parte da nossa estratégia de diferenciação”, afirma Çoban. O coração da linha para garrafas de vidro não retornáveis é o envasador Innofill Glass DRS, com capacidade de até 60.000 garrafas por hora. O diretor-geral está especialmente satisfeito com o rotulador Innoket Neo Flex e os dois empacotadores Innopack Kisters SP e PSP, que operam sem falhas desde o primeiro minuto. Além disso, diversas unidades de inspeção da KHS garantem que o envase e a rotulagem mantenham uma qualidade constantemente elevada. No entanto, a tecnologia não é tudo, ressalta Çoban. “Além das máquinas excepcionais, o que mais nos convenceu foi a equipe do escritório regional da KHS em Istambul. Confiança e flexibilidade são muito importantes para nós. Os colegas turcos da KHS praticamente se tornaram parte da nossa empresa ao longo dos últimos anos.”
Ambições de crescimento
E isso deve continuar no futuro, pois a AVOYA tem grandes planos. Nos próximos dez anos, um total de US$ 200 milhões será investido na unidade de produção em Burdur. A capacidade será gradualmente ampliada para 2,5 bilhões de garrafas por ano. Pois uma coisa é certa: a Turquia tem um enorme potencial no segmento de água e a sede crescente por produtos saudáveis precisa ser saciada.
Fonte: Imprensa KHS e foto: Frank Reinhold