A MD Papéis, de Limeira (SP), celebra uma conquista inédita em sua trajetória de sustentabilidade: o recebimento do Selo Ouro 2024 do Programa Brasileiro GHG Protocol, que fornece padrões, orientações, ferramentas e treinamento para empresas e governos medirem e gerenciarem emissões que causam o aquecimento global. O reconhecimento foi alcançado após a verificação independente dos dados do inventário de emissão de gases de efeito estufa da empresa, referente ao ano-base 2024, realizada pelo Instituto Totum.
A empresa, pertencente ao Grupo Formitex, reportou suas emissões de gases de Escopo 1 e Escopo 2. Os gases de efeito estufa de Escopo 1 são os resultantes de fontes que a empresa possui ou controla, como atividades de combustão em suas instalações (caldeiras, fornos, veículos) e processos industriais. Já as emissões de Escopo 2 são indiretas, resultantes do consumo de eletricidade, vapor, aquecimento ou refrigeração adquiridos de fontes externas, como empresas de energia. Embora as emissões ocorram na instalação da empresa que gera a energia, são atribuídas ao consumidor (empresa que utiliza), para se entender o impacto de uma indústria no consumo de energia e identificar maneiras de redução de emissões.
“A redução nas emissões diretas, associada ao avanço de submeter nosso inventário à verificação independente, foi determinante para a conquista inédita do Selo Ouro. Esse marco reforça a transparência e a seriedade da MD Papéis na gestão climática”, destaca Sabrina Costa Carvalho, engenheira ambiental do Grupo Formitex.
Segundo a profissional, a recepção do Selo Ouro representa um avanço importante na estratégia de sustentabilidade da MD Papéis. “A conquista do Selo Ouro no programa brasileiro GHG Protocol foi recebida com grande orgulho e satisfação. É o nível máximo de reconhecimento conferido a organizações que publicam seu inventário de emissões com auditoria independente. Confirma que as informações do inventário seguiram metodologias reconhecidas internacionalmente, possuem rastreabilidade, consistência e integridade, e foram revisadas, reforçando a confiabilidade dos dados comunicados às partes interessadas”, ressalta Sabrina.
A publicação dos inventários da empresa no Registro Público de Emissões, criado pelo mesmo programa, também é um pilar estratégico da empresa, no sentido de ratificar a confiabilidade das ações da MD Papéis perante os mercados, sociedade, parceiros e clientes, na avaliação da engenheira ambiental.
“Esse selo reforça o compromisso da empresa com a agenda climática e com a melhoria contínua de suas práticas de sustentabilidade, fortalecendo as informações reportadas e evidenciando a responsabilidade ambiental como um valor essencial em nossa atuação”.
Outras ações sustentáveis adotadas para a redução das emissões
Além do monitoramento e reporte de suas emissões, a MD Papéis adota outras práticas sustentáveis, com foco na redução do impacto ambiental de sua produção em papel-cartão. Destacam-se, neste caso, a utilização de uma caldeira de biomassa, substituindo fontes fósseis por matriz energética renovável, e o uso exclusivo de etanol no abastecimento da frota de carros, contribuindo para a diminuição das emissões diretas (Escopo 1).
Essas iniciativas refletem o compromisso da empresa com a transição para uma economia de baixo carbono e com a manutenção do Selo Ouro para os próximos ciclos produtivos.
Fonte: RA Comunicação e foto: divulgação