No dia 22 de novembro é comemorado o Dia do Reciclador e da Reciclagem Lixo. Para celebrar a data, Qualy, marca líder em margarinas no Brasil, apresenta nova campanha protagonizada pela atleta olímpica Rebeca Andrade, sua embaixadora de sustentabilidade. A iniciativa, desenvolvida em parceria com a Africa Creative, também conta com a criação de um ponto de coleta de embalagens da marca em formato de pote de margarina gigante, disponível no Parque Villa-Lobos, em São Paulo (SP), entre os dias 19 de novembro e 19 de dezembro.
Além disso, a marca promove intervenções artísticas inspiradas em Reflorescer, linha de embalagens colecionáveis da marca, idealizada com o objetivo de incentivar o reuso de potes de margarina por meio de mais de 120 metros de muros desenhados espalhados por seis cidades brasileiras. Vale ressaltar que o incentivo ao reuso complementa o fato de Qualy ser a primeira marca de margarinas do Brasil a reciclar o equivalente a 100% de suas embalagens.
“Queremos promover a conscientização sobre a importância da reciclagem e reconhecer os profissionais envolvidos nesse processo e engajar a sociedade. Todas essas ações são oportunidades para comunicar o impacto socioambiental positivo gerado por Qualy por meio de suas iniciativas de circularidade, bem como para inspirar os consumidores a se unirem a nós nessa jornada em prol de mundo mais sustentável”, explica Aline Alexandrino, gerente executiva de Marketing de Spreads da MBRF.
Potão de Qualy no Parque Villa-Lobos
Com o mote “Gosto de Qualy é cuidar do meio ambiente”, a instalação no parque Villa-Lobos, em São Paulo, simboliza o compromisso da marca com a sustentabilidade e busca atrair a população a fazer parte dessa jornada da circularidade de embalagens. Para ampliar sua visibilidade, Qualy investiu em mobiliários urbanos e anúncios geolocalizados que serão enviados para pessoas que transitarem ao redor dos parques, além de parcerias com influenciadores, como Francielle Nogueira (@franciellenogueira) e Gabi e César (@fizemosumrole) para divulgar a iniciativa nas redes sociais.
Murais Reflorescer
Ainda em parceria com a Africa Creative, além da NÓS Inteligência, a Qualy lançou um projeto que combina sustentabilidade, impacto social e arte urbana com a criação de seis murais em comunidades de seis estados: São Paulo, Rio de Janeiro, Paraná, Santa Catarina, Distrito Federal e Goiás. A ação integra soluções de mídia, ativações e conteúdo voltadas para comunidades periféricas brasileiras. As intervenções artísticas somam mais de 120 metros e reforçam o compromisso da marca com a conscientização da urgência do cuidado ao meio ambiente.
Os murais foram inspirados na linha “Reflorescer”, embalagem colecionável lançada em 2025 para a margarina Cremosa com Sal. Com estampas exclusivas e lúdicas baseadas em elementos da natureza, o objetivo é tornar os potes mais atraentes para usos como armazenar alimentos, organizar objetos ou até decorar. Grafiteiros locais, como Digo (@07daub07), Pedro Menezes (@pdr.cn) e outros, foram responsáveis pelas pinturas em locais próximos a pontos de coleta da eureciclo, reforçando o foco da marca no descarte correto.
Por meio da parceria com a eureciclo, negócio de impacto socioambiental que atua como elo entre empresas e a cadeia de reciclagem, a marca já contribuiu com a reciclagem de 31 mil toneladas de plástico – o equivalente a 1,5 bilhões de potes de margarina – evitando a emissão de 48,6 mil toneladas de gases de efeito estufa. No total, já foram mais de R$ 4,2 milhões investidos por Qualy nesse projeto, com o objetivo de aprimorar a infraestrutura, segurança e capacidade operacional de 124 cooperativas e operadores de reciclagem. Cerca de 11 mil pessoas de 21 estados brasileiros já foram beneficiadas com geração de renda e emprego por meio da iniciativa.
Fonte: Weber Shandwick e foto: divulgação