A Toyochem Specialty Chemical Sdn. Bhd., empresa integrante do grupo japonês artience, anunciou que sua tinta offset plana livre de óleo mineral (MOF), da série TK MARK V MOF, foi aprovada com sucesso nos rigorosos critérios de destintamento estabelecidos pela International Association of the Deinking Industry (INGEDE).
Amostras impressas com essas tintas MOF em papel couchê brilhante foram avaliadas de acordo com o método INGEDE 11, na categoria “magazine coated”. A série TK MARK V MOF, integrante da família de produtos Toyo King da artience, recebeu a classificação máxima, “Good”, com pontuações muito elevadas em todos os principais parâmetros, demonstrando excelente luminosidade, remoção eficaz de cor, áreas extremamente reduzidas de partículas de sujeira (dirt specks) e diferença de brilho estável.
Os resultados confirmam que o papel impresso com as tintas TK MARK V MOF pode ser reciclado de forma eficiente, sem comprometer a qualidade do papel recuperado.
O destintamento desempenha um papel fundamental na remoção de tintas e de outros contaminantes não fibrosos do papel reciclado, permitindo a obtenção de uma polpa limpa e de alta qualidade. Essa polpa recuperada pode, então, ser utilizada na produção de novos produtos de papel com padrão elevado, comparável aos fabricados a partir de fibras virgens. Por isso, a escolha de tintas de impressão com boa destintabilidade é essencial para evitar a contaminação dos lotes de reciclagem de papel.
À medida que as regulamentações globais para embalagens, incluindo o Regulamento Europeu de Embalagens e Resíduos de Embalagens (PPWR), passam a enfatizar cada vez mais a reciclabilidade e a redução do impacto ambiental, a destintabilidade torna-se um critério de referência essencial.
“Estamos orgulhosos de que a série TK MARK V MOF tenha alcançado pontuações tão elevadas no teste INGEDE Método 11”, afirmou Haruhiko Akutsu, presidente da Toyochem Specialty Chemical. “Esses indicadores confirmam a capacidade da série de tintas em apoiar a recuperação limpa das fibras durante o processo de reciclagem. Eles também reforçam o compromisso do Grupo artience com o desenvolvimento de produtos que viabilizam fluxos circulares de materiais e apoiam marcas e convertedores no atendimento a exigências ambientais e regulatórias cada vez mais rigorosas.”
A certificação de destintamento obtida pela Toyochem Specialty Chemical está alinhada à visão de sustentabilidade de longo prazo do Grupo artience, a artience Sustainability Vision 2050/2030, e aos esforços contínuos do grupo para tornar todos os seus produtos e materiais de baixo impacto ambiental ou produzidos para a economia circular até 2050.
Fonte: artience Group e foto: divulgação