Galvanotek será responsável pela logística reversa de copos utilizados no 10º Carlos Barbosa Harley’s Day

A Galvanotek, uma das principais fabricantes de embalagens plásticas do País, anuncia a parceria com o 10º Carlos Barbosa Harley’s Day 2026, que acontece nos dias 6 e 7 de fevereiro, sendo um grande encontro anual de motociclistas, especialmente de motos Harley-Davidson e customizadas da Serra Gaúcha. A empresa será responsável pela logística reversa dos copos utilizados durante o evento.

Os copos PET, 100% recicláveis, serão utilizados no evento. Por meio da instalação de lixeiras específicas para descarte, os objetos serão coletados, processados, reciclados e transformados em novos produtos pela empresa. Uma ação de economia circular, que faz parte do programa Eco Galvanotek, que compreende todas as ações de sustentabilidade da companhia,  em parceria com o Instituto Dileta Menetrier Bragagnolo.

“Queremos mostrar que sustentabilidade e eventos de grande porte podem andar juntos. Os copos utilizados no Harley’s Day não serão descartados, mas sim devolvidos para nossa cadeia produtiva, onde se tornarão matéria-prima para novas embalagens”, explica Paula Bragagnolo, analista de Pesquisa e Desenvolvimento da Galvanotek.

O processo acontece por meio da tecnologia ABA, homologada pela Anvisa, que permite utilizar até 80% de material reciclado em embalagens para contato com alimentos. A técnica consiste em camadas intercaladas de plástico virgem e reciclado, garantindo total segurança alimentar enquanto maximiza o aproveitamento de resíduos pós-consumo.

Estratégia integrada de sustentabilidade

A parceria com o Harley’s Day é mais um capítulo do programa Eco Galvanotek, que integra iniciativas desde economia circular até carbono neutro e segurança alimentar. O programa Reciclos, especificamente, foca no fechamento da cadeia produtiva do plástico, estudando e implementando práticas sustentáveis em todas as etapas, desde a escolha da matéria-prima até o design das embalagens e logística de transporte.

A empresa trabalha com recicladoras parceiras que fornecem PET pós-consumo já processado, garantindo que o material volte ao ciclo produtivo com qualidade e segurança.

Para facilitar o trabalho de catadores e cooperativas, as embalagens da Galvanotek trazem o selo “Recicle-me” gravado nas embalagens. A identificação clara é fundamental para o sistema de reciclagem brasileiro, onde diferentes tipos de plástico circulam nos descartes e precisam ser separados corretamente para reprocessamento eficiente.

Fonte: Imersão e foto: divulgação

 

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com