Moinho Globo e-commerce, Loja do Trigo Brasil, D2C indústria alimentícia, venda direta ao consumidor alimentos, omnichannel varejo Brasil, farinhas de trigo Globo, Famiglia Venturelli premium, e-commerce alimentos Brasil, transformação digital indústria, last mile logística alimentos, embalagem para transporte de alimentos, embalagem protetiva contra umidade, logística para produtos pesados, experiência do consumidor digital, canal direto marca consumidor, inovação em distribuição alimentos, varejo físico e digital integração, estratégia omnichannel alimentos, jornada do consumidor conectada, marketing digital alimentos, comunidade digital marcas, teste de produtos via e-commerce, edições limitadas alimentos, supply chain alimentos Brasil

Uma parceria entre Pacto Global da ONU – Rede Brasil, Coca-Cola FEMSA Brasil, Iveco, Ecos da Natureza, Casa Santa Luzia e Green Mining inaugurou, em 26 de março, a Estação Preço de Fábrica Itinerante, um modelo móvel que leva a compra de materiais recicláveis para diferentes pontos da cidade. Implementada por meio da Lei de Incentivo à Reciclagem (LIR), a iniciativa prevê operação em formato de “feira”, com roteiro semanal fixo em cinco bairros da capital paulista, levando um alto valor pelos materiais para quem entrega.
Na prática, a unidade itinerante funciona como uma Estação Preço de Fábrica “sobre rodas”. A operação é realizada por meio de um caminhão Iveco Daily, que se desloca até diferentes pontos da cidade e monta, no próprio local, uma estrutura de atendimento com tenda, balança e equipe preparada para receber os materiais recicláveis e remunerar a entrega, nos mesmos moldes das estações fixas. A iniciativa busca levar o serviço a mais bairros, ampliar o alcance da operação e facilitar o acesso a um modelo que compra diretamente os recicláveis da população, especialmente de catadores e catadoras, sem intermediários.
O formato móvel nasce como desdobramento do ReInova, iniciativa do Pacto Global da ONU – Rede Brasil que engajou empresas para cocriar e prototipar soluções de economia circular e de pós-consumo, com foco em design, produção, distribuição e comportamento de descarte, conectando a agenda de resíduos à proteção de corpos hídricos. O projeto também está inserido no guarda-chuva do Blue Keepers, programa nacional do Pacto Global que mobiliza empresas, governos e sociedade no combate à poluição crônica do oceano e de bacias hidrográficas por resíduos sólidos, especialmente plásticos. “Fechar a torneira da poluição marinha passa necessariamente por viabilizar o acesso a sistemas de coleta de resíduos, possibilitando que pessoas de diferentes classes sociais e condições econômicas tenham um comportamento de descarte adequado e valorizado. O ReInova chega em vazios territoriais de forma lúdica e justa”, reforça Gabriela Otero, Gerente de Água, Oceano e Resíduos do Pacto Global da ONU – Rede Brasil e líder da iniciativa.
O lançamento da Estação Itinerante é um marco de expansão de um modelo que, até o momento, já gerou mais de R$ 7,3 milhões em renda para catadores e catadoras em cinco estados do país, ao eliminar intermediários e promover uma remuneração mais justa pelos materiais recicláveis. A chegada de novos parceiros também permitiu ampliar o recebimento de materiais na unidade localizada na fábrica da Ibema, em Embu das Artes (SP). Com foco no fortalecimento da economia circular, a entrada da Coca-Cola FEMSA Brasil no projeto expande a geração de renda aos catadores e catadoras da região, ao mesmo tempo que as embalagens de plástico PET recolhidas impulsionarão o volume de resíduos da sustentapet, programa da companhia dedicado à reciclagem, para serem reinseridas em sua própria cadeia de produção na forma de PET PCR (Post Consumer Recycled).
“Esse projeto reforça nosso compromisso com a valorização dos catadores e catadoras, que são protagonistas na cadeia da reciclagem. Ao eliminar intermediários e garantir a compra dos materiais, contribuímos para uma renda mais justa e para o fortalecimento da economia circular”, comenta Fabiana Taislam, head de ESG e Comunicação Externa da Coca-Cola FEMSA Brasil. Coca-Cola Femsa Brasil.
“Nossa previsão é que a unidade itinerante passe a operar a partir de abril. A estratégia contempla mercados municipais e sacolões na cidade de São Paulo, em parceria com a Secretaria Municipal de Abastecimento e Segurança Alimentar, para facilitar o acesso do público e integrar o serviço à rotina urbana. Ver empresas e organizações se unindo para viabilizar esse formato mostra a dimensão do projeto: tratar a reciclagem como um serviço essencial e reconhecer, com pagamento justo, o valor do material e o trabalho de quem coleta”, afirma Rodrigo Oliveira, CEO da Green Mining.
Cronograma de endereços da Estação Preço de Fábrica Itinerante

Horário: das 9 às 16h

 

SEGUNDA

Sacolão Municipal Freguesia do Ó

Endereço: Av. João Paulo I, 2107

 

TERÇA

Central de Abastecimento Pátio do Pari

Endereço: Largo do Pari, s/n – Brás

 

QUARTA

Mercado Municipal de Guaianases

Endereço: Praça Presidente Getúlio Vargas, s/n.

 

QUINTA

Mercado Municipal Teotônio Vilela

Endereço: Rua Arquiteto Vilanova Artigas, 1900.

 

SEXTA

Sacolão City Jaraguá

Endereço: Rua Claudio Santoro, 482.

 

Fonte: Moara Comunicação e foto: Eduardo Frazão

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com