Este é um importante passo dentro da campanha Way Beyond Good
A responsabilidade corporativa é um dos importantes pilares da estratégia de negócios da SIG Combibloc. As metas de sustentabilidade que a empresa almeja atingir estão descritas na campanha ‘Way Beyond Good’. É ela que a SIG chama de roadmap para tornar-se uma empresa ‘resultado positivo’. A empresa, que regularmente reporta o progresso em atingir estas metas, acaba de lançar o primeiro Relatório de Responsabilidade Corporativa com base nos requisitos sugeridos pela GRI (Iniciativa Global de Relatórios).
O Relatório CR 2016 oferece informações sobre a responsabilidade corporativa da SIG e sobre a campanha Way Beyond Good, identifica as abordagens de gerenciamento de assuntos práticos da SIG e relata dados e fatos relativos ao desempenho da empresa em 2016 com efeitos sociais e ambientais. As atividades relevantes cobrem toda a cadeia de valor, incluindo tópicos relacionados aos colaboradores da empresa, produção responsável e produtos sustentáveis. Ao mesmo tempo, o documento explica como a ‘responsanbilidade corporativa’ está incorporada à organização e permeia todos os seus departamentos. Além do alto nível de gerenciamento da SIG, o Grupo de Direcionamento de Responsabilidade também inclui membros senior de outras unidades da empresa.
Rolf Stangl, CEO da SIG Combibloc, explica: “Nosso primeiro Relatório de Responsabilidade Corporativa é um passo importante dentro da campanha Way Beyond Good. Neste relatório, oferecemos informações abrangentes sobre nossa meta de ‘resultado positivo’. Isto significa que queremos dar mais retorno para a sociedade e para o meio ambiente do que recebemos. Estamos empenhados em gerenciar uma empresa responsável, com produtos responsáveis feitos a partir de fontes responsáveis. Anualmente reportaremos, de forma transparente, o progresso e os indicadores de desempenho mensuráveis relativos a todos os assuntos do nosso negócio que impactam na sociedade e no meio ambiente. O Relatório é uma boa base para a melhoria contínua”.
Diretrizes internacionais
A estrutura de tópicos abrangidos no Relatório de Responsabilidade Corporativa 2016 da SIG baseia-se nas diretrizes G4 da GRI (Iniciativa Global de Relatório). Segundo Michael Hecker, Head de Responsabilidade Corporativa da SIG Combibloc,: “Optamos por estas diretrizes internacionalmente reconhecidas para mostrar claramente o quanto nos importamos em reportar números estratégicos para nosso negócios, de forma transparente. Não queremos reportar apenas os pontos fortes, mas também aspectos que possam ser melhorados. Queremos oferecer para todos os leitores interessados uma oportunidade para obter informações abrangentes sobre o que realmente importa para a SIG, como entendemos a responsabilidade corporativa social e a forma que conduzimos o negócio. Ao nos reportarmos de acordo com o GRI G4 mostramos onde podemos melhorar e podemos comparar nosso desempenho com o de outras empresas que usam os mesmos parâmetros. O sistema de relatório que escolhemos não se limita à coleta de dados e fatos; ele ajuda a gerenciar assuntos importantes para a empresa”.
Os principais números do Relatório CR da SIG foram verificados por auditores independentes da Pricewaterhouse Coopers. Isto também ajuda a SIG a otimizar os processos de coleta de dados.
A base do relatório foi uma ampla avaliação a partir da qual foi desenvolvido um roadmap específico. Por um lado, este roadmap estabelece as prioridades do Relatório CR e por outro, a jornada futura da empresa dentro da campanha Way Beyond Good. Rolf Stangl completa: “Nossa política é agir onde realmente importa mais para a sociedade e para o meio ambiente, e também para os acionistas, visando o crescimento saudável da empresa. Para este propósito, foi especialmente importante contar com o suporte de especialistas externos e com o expertise de colegas de diversas áreas. Desta forma o roadmap ganhou uma base comum e um conteúdo relevante”.
E não é apenas internamente que a cooperação é importante para a SIG. A empresa também é membro do projeto ‘Resultado Positivo (Net Positive)’, uma parceria entre o ‘Fórum para o Futuro’, suportado pela Metas de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas (SDGs), com a Global Compact, também da ONU. Por estes comprometimentos, o Relatório de Responsabilidade Corporativa da SIG ajuda a manter as informações atualizadas.
Rolf Stangl sintetiza: “Sabemos que haverá desafios a superar, mas estamos determinados a ir Way Beyond Good. Acreditamos estar no caminho certo, no qual já deixamos marcas importantes.”
O Relatório de Responsabilidade Corporativa 2016 WAY BEYOND GOOD da SIG Combibloc pode ser acessado em www.sig.biz/responsibility/way-beyond-good/reporting-on-our-progress
A SIG Combibloc é uma das principais fornecedoras mundiais de embalagens cartonadas e máquinas de envase para alimentos e bebidas. Em 2016, a empresa faturou € 1,724 bilhão, com mais de 5 mil colaboradores.
Fonte: LDB Comunicação