Close

Linha de congelados da Sadia adota embalagens flexíveis

Mudança facilita reposição e distribuição de empanados e pratos prontos na gôndola e a colocação de mais produtos no mesmo espaço

Recentemente, duas linhas de produtos congelados da Sadia – empanados e pratos prontos – adotaram embalagens flexíveis em lugar dos tradicionais cartuchos de papelcartão que hoje dominam a categoria nos freezers do varejo.

Aos editores da revista EmbalagemMarca essa mudança pode ser sem volta, capaz de mudar o padrão de uma categoria inteira.

“As embalagens primárias passaram de 48 gramas para 5 gramas, e já temos recebido retornos positivos sobre a satisfação dos nossos parceiros, com a facilidade oferecida aos promotores na reposição e na distribuição dos produtos na gôndola, a colocação de mais produtos no mesmo espaço disponível anteriormente e a qualidade da comunicação e da impressão”, detalha Geraldo Cofcewicz, gerente de pesquisa e desenvolvimento de embalagem da BRF, dona da marca Sadia.

Além da percepção de que se trata de um produto inovador, a empresa diz ter registrado muitos feedbacks positivos dos consumidores sobre a embalagem, mencionando que ela faz com que o produto fique mais protegido e que facilita o armazenamento em casa.

De acordo com o executivo, havia a queixa de que, ao remover o cartucho para armanezar apenas o conteúdo, reduzindo o espaço ocupado, os clientes perdiam as informações sobre o prazo de validade e as sugestões de preparo. “Conseguimos ajustar esses pontos com a mudança para as embalagens flexíveis”, comemora.

Os filmes utilizados são, basicamente, estruturas de polietileno, polipropileno e poliéster, em composições que variam de acordo com as necessidades de cada item.

A BRF alterou também a tecnologia de marcação de informações, como datas de validade e número de lote. A empresa adotou a gravação a laser que torna os dados indeléveis, além de eliminar o uso de tintas e diluentes.

O projeto nas duas categorias – empanados e pratos prontos – iniciou-se em 2015 e envolveu a participação de fornecedores de máquinas e equipamentos e materiais de embalagem.

 

Fonte: Revista EmbalagemMarca