A fabricante de empilhadeiras irlandesa Combilift (www.combilift.com.br) está lançando em caráter exclusivo no Brasil o aplicativo Combilift Logistics Improvement Calculator (CLIC), que será uma ferramenta para os consultores de projeto da marca em seu contato com clientes e potenciais clientes para avaliar, quantificar e justificar decisões logísticas com foco no tripé equipamento de movimentação – estrutura de armazenagem – galpão. O aplicativo está disponível para toda a rede de revendedores Combilift em território nacional.
De acordo com o diretor comercial da Combilift, Rafael Kessler, em pesquisa realizada internamente identificou-se uma lacuna entre a solução técnica (projeto ou layout de armazenagem, número de equipamentos e pessoas sem considerar dados econômicos) e a decisão econômica das empresas, que levou o desenvolvimento do CLIC. “Observamos que boa parte das decisões de investimento são tomadas sem levar em consideração todos os custos operacionais e investimentos envolvidos, bem como são desprezadas despesas futuras como manutenção ou reformas e isso pode impactar o caixa da empresa. A vantagem do aplicativo é que a resposta é imediata e é compartilhada para todos os envolvidos em tempo real”.
Há nove anos no Brasil, a Combilift tem equipamentos em todo o Brasil e sua tecnologia traz um conceito diferenciado para o mercado que as áreas de projeto ou operações entendem, porém, encontram dificuldades para justificar os ganhos. E com o CLIC, que proporcionará um relatório concreto, abrangente e com informações financeiras, a tarefa dos profissionais será facilitada.
A versão inicial do CLIC terá quatro opções de análise de investimento: Prédio novo: quando o cliente avalia o impacto de reduzir a área total do prédio ao escolher uma tecnologia com maior densidade de armazenagem – o que tem impacto no custo de construção ou de locação e nos custos operacionais mensais; Custo por posição: quando o cliente estima o custo total da operação diluído por posição de armazenagem; Uso de armazenagem externa: quando o cliente precisa ampliar a capacidade de armazenagem em seu próprio pátio ou em área remota por aumento de demanda de armazenagem ou por redução de seu almoxarifado; Operações de armazenagem para terceiros: quando operadores logísticos avaliam o faturamento adicional potencial pela adoção de tecnologia que permite armazenar mais em uma área já existente.
“Nossa missão é otimizar os aspectos de espaço, produtividade e segurança dos clientes e a ferramenta CLIC deverá ter um impacto positivo nas vendas de equipamentos e simplificar o trabalho do nosso pessoal de campo, além de facilitar as decisões dos clientes com informações concretas sobre as soluções. Além de um embasamento técnico abrangente, poderemos proporcionar aos envolvidos dados econômicos que são determinantes na tomada de decisão”, explica Kessler.
Em seu lançamento, o aplicativo CLIC será direcionado para soluções de movimentação de cargas paletizadas com empilhadeiras. A movimentação de cargas longas e de contêineres, onde os impactos da tecnologia Combilift são mais significativos, serão somados ao CLIC em uma segunda etapa.
Torres fabricadas no Brasil
A Combilift também está anunciando o começo da fabricação das torres de suas empilhadeiras em território nacional, em parceria com a italiana Liftek. O primeiro equipamento a receber o acessório estará em demonstração no estande da empresa na feira Movimat, que ocorre de 16 a 19 de outubro no Expo São Paulo.
Com a nacionalização deste item, afirma Rafael Kessler, diretor comercial da Combilift, a marca vai garantir uma redução no prazo de entrega das empilhadeiras ao cliente que atualmente é de até cinco meses (entre sua produção na planta de Monaghan, Irlanda, até sua chegada ao Brasil) para menos de quatro semanas. As empilhadeiras seguem sendo produzidas naquele país, porém as torres poderão ser instaladas no Brasil.
“Vamos manter empilhadeiras sem torre em depósito alfandegado para poder atender a demanda de nossos clientes em um prazo inferior a um mês. Além disso, haverá maior flexibilidade na escolha da altura de elevação da torre da empilhadeira e uma pequena redução no custo da transação do equipamento, pois a torre será comprada em Reais”, explica o executivo.
Em termos estruturais, nada muda no projeto ou composição de materiais das torres. A Liftek foi escolhida como fabricante das torres ampliando a parceria mantida desde o ano 2000 na Europa e que pode se estender a outras nações da América Latina futuramente.
“A Combilift é um fabricante de nicho, especializado em customização de soluções, em especial as que envolvem ganhos de espaço, segurança e produtividade. É importante que estejamos alinhados com esse propósito também internamente, entregando um produto que atende a essas expectativas e que possa chegar ao cliente dentro de um prazo ótimo para uso, em especial para aquelas empresas com demandas agressivas de redução de custos – especialmente agora que temos uma nova fábrica na Irlanda, com capacidade ampliada de produção”, encerra Kessler.
Fonte: Manchete Editorial