A Henkel seguiu avançando na implementação de sua estratégia de sustentabilidade no ano passado. O plástico foi um dos temas em foco, no qual a empresa busca alternativas ambiciosas em relação a embalagens para promover avanços rumo ao desenvolvimento de uma economia circular e sustentável.
“A sustentabilidade tem sido uma prioridade para a Henkel há muito tempo. Esta é a 28ª vez que relatamos o progresso obtido para reduzir o consumo de recursos enquanto criamos mais valor. Fomos capazes de promover com sucesso diversos projetos, iniciativas e atividades, com o apoio da excelente colaboração de nossos parceiros”, disse Kathrin Menges, Vice-Presidente Executiva de Recursos Humanos e Chairwoman do Conselho de Sustentabilidade da Henkel.
Criando valor sustentável
Para contribuir com o desenvolvimento sustentável, a Henkel quer criar mais valor para seus clientes e consumidores, para as comunidades onde opera e para a própria empresa até 2030, ao passo que reduz sua pegada ambiental. Nesse contexto, a Henkel apoia ativamente a implementação dos 17 Objetivos para o Desenvolvimento Sustentável (ODS), adotados pela ONU em 2015.
Durante o ano passado, a Henkel alcançou os seguintes resultados em relação aos seus objetivos intermediários para 2020 (ano-base 2010):
- Menos emissões de CO2 por tonelada de produto: -25%;
- Menos resíduos por tonelada de produto: -29%;
- Menos água por tonelada de produto: -24%;
- Mais vendas líquidas por tonelada de produto: +6%;
- Mais segurança por milhão de horas trabalhadas: +17%.
Em geral, a companhia aumentou sua eficiência total em 43% em comparação com o ano-base 2010 – graças às atividades em cada região ao redor do mundo. A Henkel pretende aumentar sua eficiência de recursos em 75% até 2020.
Contribuição ativa para a proteção do clima
No marco do Acordo de Paris sobre Mudanças Climáticas, a Henkel quer contribuir ativamente para o objetivo de limitar o aquecimento global a menos de dois graus centígrados. Os esforços iniciais da empresa se concentrarão em reduzir a pegada de CO2 de sua própria produção em 75% até 2030. A Henkel também está se esforçando para obter 100% da eletricidade, que utiliza na produção de fontes renováveis até 2030. Ao mesmo tempo, a empresa quer aproveitar o potencial de suas marcas e tecnologias: A Henkel tem o objetivo de ajudar seus clientes e consumidores a poupar 50 milhões de toneladas métricas de CO2 para 2020.
Compromisso abrangente para uma economia circular e embalagens sustentáveis
Em relação ao desenvolvimento de embalagens, a Henkel se concentra em reduzir e reutilizar o material de embalagem, bem como aumentar o uso de materiais reciclados. Como parte de sua nova estratégia de embalagem, a empresa fixou o objetivo de fazer com que 100% de suas embalagens sejam recicláveis, reutilizáveis ou compostáveis até 2025; isso havia sido alcançado em mais de 80% de suas embalagens no final de 2018. A Henkel também quer usar 35% de plástico reciclado para a embalagem de seus produtos de bens de consumo na Europa até 2025. No final de 2018, já havia conseguido quase 10%.
A Henkel está trabalhando em conjunto com seus parceiros ao longo de toda a cadeia de valor para promover o avanço rumo a uma economia circular. Um exemplo é a parceria com o Plastic Bank, uma empresa social que visa erradicar a presença de resíduos plásticos nos oceanos e, ao mesmo tempo, proporcionar oportunidades para as pessoas que vivem em situação de pobreza. Nos três centros de coleta no Haiti, que foram construídos como parte da cooperação com a Henkel, já foram coletadas, classificadas e, posteriormente, introduzidas na cadeia de valor de reciclagem um total de aproximadamente 63 toneladas métricas de plástico. A Henkel já usou o Social Plastic® em 25 mil detergentes para roupas e frascos de produtos para limpeza doméstica. A empresa continua com seu compromisso no ano em curso: A Henkel é membro fundadora da Aliança Global para Eliminar os Resíduos Plásticos.
50 mil colaboradores são Embaixadores de Sustentabilidade
“O compromisso dos nossos colaboradores a nível mundial é um fator decisivo para o desenvolvimento bem-sucedido da Henkel em termos de sustentabilidade”, disse Kathrin Menges. “Cerca de 50 mil colaboradores concluíram o curso de capacitação para se tornarem Embaixadores de Sustentabilidade nos últimos anos. Eles usam seu conhecimento em diálogos com colegas e clientes, assim como em uma série de projetos em comunidades, escolas e universidades”.
Posições de liderança em índices e rankings internacionais
O desempenho em sustentabilidade da Henkel foi novamente confirmado por especialistas independentes, agências especializadas e mercados de capitais em 2018. A empresa foi incluída no índice de ética FTSE4Good pelo 18º ano consecutivo e foi listada em diversos índices (ECPI Index, Ethibel Sustainability Indices, Euronext Vigeo Eiris Indices, Global Challenges Index, MSCI ESG Leaders e SRI Indices, assim como nos STOXX Global ESG Leaders Indices). A Henkel também foi reconhecida como líder do setor nos ratings da EcoVadis, Oekom Research e Sustainalytics. Em 2018, a companhia foi a primeira empresa alemã a concordar com um “crédito verde“, que é uma linha de crédito com volume de até 1,5 bilhão de euros e termos relacionados ao seu desempenho em matéria de sustentabilidade.
Para obter mais informações sobre Sustentabilidade na Henkel, visite www.henkel.com/sustainability
Fonte: CDN Comunicação