Owens Illinois investe mais de R$ 1 milhão em projetos socioculturais

Desde o início de suas operações no Brasil, a Owens Illinois (O-I), líder mundial na fabricação de embalagens de vidro, preocupou-se em estar atenta à realidade ao redor de suas fábricas. A O-I conhece e entende os desafios de produção dentro de uma cadeia sustentável, que preza pela fabricação consciente e busca maneiras de apoiar todos aqueles que estão ligados, de alguma forma, ao seu negócio – não apenas diminuindo o impacto ambiental na produção, mas fazendo a diferença também na região onde está inserida.

Para transformar valores em ações efetivas, a O-I apoia diversos projetos ambientais, culturais e sociais com aportes mensais em iniciativas que conversam com os princípios e negócios da companhia. Apenas em 2019, até agosto, foi investido mais de R$ 1 milhão em projetos inscritos no Proac (Programa de Ação Cultural) e no PIE (Programa de Incentivo ao Esporte), planos governamentais de fomento à cultura e ao esporte.

Através do Vidro

O Através do Vidro, por exemplo, é um projeto idealizado pela artista Debora Muszkat – realizado no espaço que leva seu nome – e que é feito em parceria com a Prefeitura de São Paulo e o Governo do Estado de São Paulo; o intuito da ação é promover a capacidade de transformação e reinvenção do vidro em um espaço dedicado à arte, educação e capacitação, além de estimular a conscientização popular sobre a importância da reciclagem deste material. Por todo esse contexto de identificação com o core business da companhia, essa é uma das iniciativas que contam como apoio da Owens Illinois.

A O-I faz contribuições mensais ao Através do Vidro por meio do Proac; o aporte é feito de forma contínua nesta e também em outras iniciativas culturais. “O incentivo a esse projeto é importante porque ele conversa diretamente com nosso negócio. A arte desenvolvida por Débora Muszkat mostra como o vidro é um material versátil, sustentável e com uma vida inesgotável”, observa Julia Manzoli Biazzi, responsável pelos aportes em projetos incentivados da O-I.

Em outubro deste ano, o Espaço Através do Vidro, localizado no Caxingui e o Instituto Kairós, com atuação em Parelheiros, ambos na cidade de São Paulo, abrem suas portas para, mais uma vez, receber jovens e adultos que participarão de oficinas nas quais eles poderão aprender sobre as possibilidades que o vidro oferece. Hoje com forte presença também na Dinamarca, Débora continua tocando a iniciativa no Brasil e conta com pessoas que já passaram por suas oficinas para ajudar a dar continuidade ao legado de transformar o lixo vidreiro em arte.

A estimativa é que o projeto forme 60 artesãos em 2019, sendo 40 deles provenientes de ação realizada na comunidade de Parelheiros, em São Paulo, em parceria com o Instituto Kairós, e 20 alunos que já passaram pelo Através do Vidro e, portanto, já possuem alguma experiência na arte vidreira, que poderão aprimorar seus conhecimentos.

Futuro em Campo

Outro projeto que conta com auxílio da O-I nasceu de uma iniciativa da Associação Heliópolis e Lazer. O “Futuro em Campo” atuará com crianças e adolescentes de 7 a 17 anos incentivando a prática do futebol em comunidades de São Paulo. Nesta ação, além do aporte financeiro, a O-I também cede os espaços do Esporte Clube Owens – agremiação criada por seus funcionários –, além de auxiliar na gestão da escolinha de futebol.

“Nós resolvemos expandir a nossa atuação e apoiar a Associação Heliópolis e Lazer. É uma honra para nós, pois conhecemos o trabalho da entidade e o quanto ele é importante para os jovens da comunidade. Estamos felizes em poder contribuir para que o incentivo ao esporte continue mudando vidas”, comemora David Fukumori, líder do Clube Owens e Coordenador de Contabilidade Internacional da O-I.

Essas e outras ações estão constantemente no radar da companhia e devem continuar sendo parte importante do planejamento nos próximos anos. Além de projetos artísticos e esportivos, a O-I também encontra espaço para promover e apoiar a conscientização a respeito de temas como sustentabilidade que têm relação direta com a utilização do vidro, único material para embalagens 100% reciclável.

Fonte: Ketchum