A produção de chocolates no Brasil registrou aumento no 1º semestre de 2019, de acordo com a Associação Brasileira da Indústria de Chocolates, Amendoim e Balas (ABICAB). As indústrias do setor produziram 277 mil toneladas de produtos, volume 2,5% superior ao 1º semestre do ano anterior.
Lançamentos de novos produtos e categorias apoiaram o aumento de volume no semestre. “As indústrias possuem amplo e diversificado portfólio que permite agradar aos variados perfis de consumidores e manter a penetração de produtos nos lares brasileiros”, avalia o presidente da Abicab, Ubiracy Fonsêca.
Os dados de 2019 também reforçam a tendência de retomada do setor, já registrada no último ano. Em 2018, a produção total alcançou 761 mil toneladas, incluindo achocolatados em pó, sendo 6,5% maior em relação a 2017.
Cenário do mercado
Segundo dados da Euromonitor, o Brasil ocupa o sexto lugar no ranking global em volume de vendas no varejo. A estimativa é de que 275 mil toneladas tenham sido vendidas em 2018, quando o setor registrou faturamento de cerca de R$ 13 bilhões, 6% superior a 2017.
Fonte: In Press Porter Novelli