Two Sides, presente no Brasil desde 2014, anunciou durante a Asamblea Conlatingraf 2020, a expansão de suas atividades para todos os 19 países da América Latina hispânica, com o apoio de entidades representativas do setor de toda a região, e que fazem parte da Confederação Latinoamericana da Indústria Gráfica.
Criada em 2008 por membros da indústria de base florestal, por representantes da cadeia produtiva de celulose e papel e por empresas que atuam na comunicação impressa, Two Sides dedica-se a disseminar informações sobre o papel e sua utilização, e a combater conceitos errados relacionados aos impactos ambientais dessa cadeia de valor.
“Toda a madeira utilizada na fabricação de papel na América Latina é 100% proveniente de florestas plantadas especificamente para esse fim. Ainda assim, é comum nos depararmos com informações que buscam vincular, de forma equivocada, a produção de papel à destruição de florestas e ao desmatamento”, explica Fabio Mortara, CEO de Two Sides América Latina, ao destacar que muitas empresas e governos têm se aproveitado desse argumento para justificar e apoiar a extinção do uso de papel e a adoção exclusiva de documentos digitais. Essa publicidade enganosa é comumente chamada de “lavagem verde” (greenwashing).
Os setores com o maior número de “greenwashers” incluem provedores de telecomunicações, bancos e instituições financeiras, provedores de serviços públicos e organizações governamentais. Os incentivos aos documentos digitais, explica Fabio Mortara, em vez de expressarem a preocupação com a redução de custos, têm apontado, de forma enganosa, alegações ambientais como “Vá verde, vá sem papel” e “Escolha conta digital e ajude a salvar uma árvore“.
“Na realidade, o papel, o cartão e o papelão vêm de florestas cultivadas e de manejo sustentável. A desinformação traz grandes perdas ao setor papeleiro e, também, para a indústria gráfica. Por isso, uma parte importante do nosso trabalho é auxiliar as empresas e entidades a derrubarem mitos, e levar ao consumidor informações verdadeiras, que agora estão disponíveis em espanhol para toda a região”, afirma o CEO de Two Sides América Latina.
Na página http://www.al.twosides.info é possível encontrar o guia “Mitos y Realidades”, que esclarece 11 dos principais mitos propagados a respeito do papel. O site traz ainda pesquisas variadas, como a que destaca os benefícios do uso de embalagens de papel, cartão e papelão, e dados que mostram a evolução da percepção favorável do consumidor a respeito da sustentabilidade do uso desses materiais, principalmente em relação à reciclagem. A página oferece recursos de apoio para a realização de campanhas, e vídeos que abordam a importância dos produtos de base florestal no dia a dia das pessoas.
A iniciativa de Two Sides conta ainda com o apoio de importantes indústrias do setor. “A criação de um site de Two Sides em espanhol, focado no mercado latino-americano, com informações confiáveis sobre as florestas cultivadas, a celulose, o papel e a comunicação impressa é uma notícia muito positiva e que consolida Two Sides como uma das mais relevantes iniciativas dedicadas ao aprimoramento do valor do nosso segmento”, afirma Leonardo Grimaldi, Diretor Executivo da Unidade de Negócios de Papel da Suzano.
Hector Cordero, presidente da Conlatingraf, lembra que “o lançamento de um website de Two Sides, inteiramente em espanhol, com conteúdos específicos do mercado latino-americano, que esclarecem a natureza sustentável do papel e da comunicação impressa, agrega inestimável valor aos gráficos latino-americanos”.
“A expansão das ações de Two Sides na América Latina é uma iniciativa importante para comunicar, mais amplamente, os investimentos significativos que esse setor continua fazendo para minimizar e reduzir o impacto ambiental de suas atividades, e garantirá que, na América Latina, a comunicação impressa e o papel continuem sendo um meio versátil, atraente e poderoso de comunicação e de embalagem; ampliando a imaginação, transmitindo conhecimento e protegendo produtos”, acrescenta Martyn Eustace, presidente de Two Sides.
Fonte: GPCOM Comunicação Corporativa