A indústria de higiene pessoal, perfumaria e cosméticos iniciou o ano com projeções de crescimento bastante otimistas e com forte demanda de produtos. Essa expectativa positiva, segundo João Carlos Basilio, presidente executivo da ABIHPEC (Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos) foi baseada principalmente em função do desempenho do setor em dezembro de 2019 que continuou em ascensão em janeiro. Mas a pandemia mudou o cenário.
O setor foi considerado essencial e as fábricas não pararam. “Essa conquista foi muito significativa para nós e fez toda a diferença no desempenho da nossa indústria. Houve um salto de produção de álcool em gel. Conseguimos abastecer o mercado em menos de 50 dias”, revela Basilio.
O boom do e-commerce também favoreceu o desempenho do setor de higiene pessoal, perfumaria e cosméticos. Segundo Basilio, o Brasil tinha 15 mil e-commerces antes da pandemia e saltou para 150 mil e-commerces em abril. “Na crise, o brasileiro responde rapidamente para encontrar uma solução. As vendas do setor nas datas comemorativas – Dia das Mães, Dia dos Namorados e Dia dos Pais – foram muito positivas e contribuíram para o crescimento de 0.95% no primeiro semestre de 2020”, explica o presidente executivo da ABIHPEC.
“As importações sofreram uma queda entre 20% e 25% principalmente em função do segmento de perfumaria que é o maior business. Já as exportações tiveram uma queda menor entre 3% e 4%”, informa.
Para Basilio é difícil fazer uma previsão para 2020. “Considerando o histórico do primeiro semestre do ano e o mês de julho que mostrou uma recuperação, esperamos um crescimento de 1.5%. Estamos falando de um mercado de R$ 140 bilhões/ano e a estratégia das empresas é manter o market share e buscar a inovação em produtos”.
A aprovação da reforma tributária em outubro, segundo ele, será muito importante para aumentar a competitividade do setor de higiene pessoal, perfumaria e cosméticos. “A simplificação dos tributos e a unificação da alíquota para todos os produtos vão beneficiar o desenvolvimento de novos produtos e a inovação”.
A entrevista completa de João Carlos Basilio, presidente executivo da ABIHPEC, já está disponível no nosso canal do YouTube.
Com rebranding, Nadir apresenta nova marca com foco no futuro
Por mais de cem anos, Nadir Figueiredo se apresentava assim...
VER MAIS