Garantir o sucesso no futuro dependerá da capitalização de tecnologias emergentes e da resposta às novas demandas de donos de marca e consumidores dentro de um cenário de varejo em rápida evolução. A Smithers Pira identificou as 10 principais tendências que devem guiar o mercado de embalagem até 2027:
- Maior conectividade com os consumidores – com as embalagens formando a ponte física para a interação on-line
- Premiumização da embalagem
- Alcançar metas de sustentabilidade corporativa num prazo mais curto
- Design de embalagens para o comércio eletrônico
- Ajustar a dimensão da embalagem de transporte ao peso
- Integração da mais recente geração de materiais de embalagem sustentáveis
- Personalização e co-criação de embalagens
- Projetar embalagens que otimizem a exposição do produto no ponto de venda
- Adaptar embalagens de marca global para oportunidades de mercado de transição
- Envolver consumidores em contra a falsificação.
Essas tendências complementarão e competirão entre si durante todo os próximos 10 anos. Considerando o impulso à personalização liderado por uma nova geração de equipamentos de impressão digital, a capacidade de resposta do consumidor para as edições de produtos únicos e sazonais pode ser um fator forte no aumento das vendas, como aconteceu no setor de bebidas: o ‘Share a Coke’ que aumentou as vendas em pouco mais de 2% no primeiro ano e foi o ponta pé para milhões de hits e textos e fotos em redes sociais “, afirma Simon Ford, responsável pelo estudo.
Fonte: Smithers Pira