- Adoção acelerada pós-pandemia continua para robôs em novos setores como logística e varejo, e intensifica a produção de veículos elétricos
- Adoção de robôs impulsiona a demanda por novas habilidades que exigem educação e treinamento
- Marc Segura, novo presidente da divisão de robótica da ABB, descreve as princi-pais tendências da robótica para 2022
Com a demanda por robôs crescendo à medida que empresas de vários setores buscam novas maneiras de aumentar sua produtividade e competitividade pós-pandemia, a ABB compilou um conjunto de previsões de crescimento, analisando as principais tendências que impulsionam a demanda por robôs no ano.
“A pandemia acelerou megatendências globais de longo alcance – desde escassez de mão de obra e incertezas na cadeia de suprimentos até o consumidor individualizado e a crescente pressão para operar de forma sustentável e resiliente – levando novos negócios a buscar a automação robótica”, diz Marc Segura, novo presidente da divisão de robótica da ABB. “À medida que a tecnologia abre novas oportunidades para atender às demandas dos clientes, novas tendências continuarão a surgir e impulsionarão ainda mais a demanda em áreas onde os robôs tradicionalmente não são usados.”
Com base em conversas com clientes, pesquisas de mercado e um estudo global com 250 empresas em vários setores, a ABB identificou três tendências principais que moldarão a demanda por robôs em 2022.
Tendência 1 – A revolução EV (veículo elétrico) está trazendo mudanças no atacado para a fabricação
Com muitos países restringindo e eliminando gradualmente a produção de veículos com motor a combustão na próxima década, a corrida em direção aos carros elétricos se acelerou. Os fabricantes e suas cadeias de suprimentos devem enfrentar a complexidade de diversificar em veículos elétricos ao lado de veículos com motor a combustão, para atender às diversas estruturas regulatórias que regem a adoção de EVs em todo o mundo. A velocidade e a flexibilidade adicional necessárias farão com que os fabricantes novos e estabelecidos se afastem da produção linear tradicional, em direção à produção modular e flexível.
Segura afirma: “O EV não é apenas uma mudança no powertrain, mas uma transformação maior em um carro digitalizado. Essa transição também verá a crescente aceitação de robôs em combinação com outras tecnologias, incluindo Robôs Móveis Autônomos (AMRs). Isso permitirá que os fabricantes otimizem a entrega de componentes nas instalações e possibilitem células de produção modulares e escaláveis integradas – métodos tradicionalmente associados ao comércio eletrônico e bens de consumo, mas agora exigidos no setor automotivo para garantir a flexibilidade necessária para atender aos vários níveis de demanda”.
Outra grande mudança fará com que a fabricação de baterias se aproxime da montagem do veículo, para atender aos requisitos regionais e de sustentabilidade, que na maioria dos casos exigem instalações totalmente novas.
Tendência 2 – O boom do comércio eletrônico vai acelerar
O comportamento e as expectativas do consumidor estão levando as empresas a encontrar novas maneiras de satisfazer a demanda, desenvolvendo novos canais por meio do varejo unicanal (omnichannel) e adaptando suas linhas de produção e processos de distribuição para permitir a personalização de produtos e entrega. O cumprimento desses requisitos resultou em milhares de robôs instalados em todo o mundo, onde não eram usados há apenas cinco anos, e essa rápida taxa de automação continuará em 2022, impulsionada por uma combinação de tendências de consumo e uma crescente escassez de mão de obra.
“Essa tendência levará ao crescimento de aplicações robóticas mais leves e menores, permitindo a expansão da automação em novas áreas de operações de armazenamento e distribuição. À medida que a Inteligência Artificial na robótica amadurece e os robôs de aprendizado se tornam populares, podemos esperar ver essas tecnologias implantadas junto com as tecnologias AMR, orquestradas e gerenciadas por software inteligente para fornecer maior flexibilidade, velocidade e eficiência”, continua Segura.
Tendência 3 – Mais robôs aparecerão em mais lugares – e os trabalhadores precisarão de novas habilidades
Robôs menores, mais acessíveis e fáceis de usar, como os cobots YuMi®, GoFa™ e SWIFTI™ da ABB, estão ajudando a remover muitas das barreiras que antes impediam as empresas de investir em robôs. Isso vem resultando em uma aceleração de robôs na indústria em geral e pequenas e médias empresas, à medida que as empresas buscam novas maneiras de automatizar diferentes tarefas.
Segura continua: “Ao olharmos para além de 2022, vemos uma ênfase cada vez maior na conectividade e na aquisição de dados como os principais facilitadores da fabricação futura. Os dados coletados de processos automatizados de forma inteligente serão analisados pelos produtores para tomar decisões mais fundamentadas. Ao mesmo tempo, ferramentas de software de simulação e programação mais avançadas e responsivas, como as do RobotStudio® da ABB, cobrirão todo o ciclo de vida das aplicações robóticas – desde o comissionamento até a produtividade em andamento – usando ferramentas de realidade aumentada e realidade virtual para simplificar a automação para os clientes”.
A capacidade aprimorada dos robôs de trabalhar diretamente ao lado de pessoas, compartilhar tarefas e aprender por meio da IA (inteligência artificial) também está facilitando a adoção de automação inteligente em novos ambientes, como construção, laboratórios de saúde, restaurantes e varejo.
Em um futuro com uma alta prevalência de robôs nos locais de trabalho, engenheiros e funcionários precisarão ser retreinados e mais treinamento robótico será exigido em escolas, faculdades e universidades, para as habilidades de programar, operar e manter robôs para um futuro automatizado.
Uma década de mudança
As tendências descritas para 2022 são o capítulo mais recente da transformação em andamento da automação robótica, que está vendo uma rápida aceleração e adoção de robôs em todo o setor industrial.
“Embora a automação sempre tenha sido relacionada à produtividade e qualidade – escalar, fazer mais – as mudanças que estamos testemunhando hoje (as maiores em uma geração) significam que flexibilidade e simplicidade são a chave para o sucesso”, conclui Marc Segura. “Hoje, a flexibilidade é essencial – é uma necessidade estratégica, essencial em toda a cadeia de valor: desde a fabricação e logística até o ponto de consumo. A automação robótica é um facilitador vital dessa flexibilidade.”
“O objetivo da ABB é ajudar nossos clientes a alcançar essa flexibilidade e agregar valor aos seus negócios, impulsionando a inovação para criar novas possibilidades com robótica, robótica móvel e automação de máquinas, apoiadas pelos serviços digitais e treinamento de que precisam para obter o máximo de seu investimento. ”
Fonte: Tamer Comunicação Empresarial