Close

ABIEF elege novo presidente

No dia 12 de março, a ABIEF elegeu, por unanimidade, Eduardo Berkovitz como Presidente do Conselho de Administração para o biênio 2025-2027. Ele assume oficialmente no dia 09 de abril no lugar de Rogerio Mani , que presidiu a entidade nos últimos seis anos.

Entre os pilares de sua gestão, Berkovitz destaca Governança e Sustentabilidade, dentro de um modelo de trabalho que prevê um maior – e melhor – relacionamento entre todos os elos da cadeia de valor das embalagens plásticas flexíveis e do plástico em geral. “Não podemos mostrar todos os atributos das embalagens flexíveis sem valorizar o plástico e suas inúmeras vantagens. E não se trata apenas de comunicar estes atributos. A partir de uma comunicação eficiente, com o público interno (os associados) e externo (o mercado, o consumidor final e o governo), precisamos explorar conteúdos e canais que ajudem a educar a sociedade sobre o plástico e desconstruir inverdades ou preconceitos.”

Berkovitz também enxerga a interação com outras associações setoriais como fundamental para atender aos interesses comuns dos associados. “Espero abrir as portas da ABIEF para entidades parceiras, cujos projetos e ações tenham um denominador comum: entregar os melhores produtos e as melhores embalagens para a sociedade, com foco na redução do desperdício de alimentos (save food) e na garantia de segurança alimentar (food safety), dois pilares cada vez mais fortes globalmente.”

Sobre sustentabilidade, o novo Presidente da ABIEF prevê ações concretas de incentivo à reciclagem, dentro de um modelo de economia circular. Berkovitz também chama a atenção para a PPWR (Packaging & Packaging Waste Regulation), uma legislação abrangente que visa transformar a gestão de embalagens na Europa e que certamente terá impacto no Brasil. “Trata-se de uma mudança de paradigmas na gestão de embalagens na União Europeia, que busca equilibrar a proteção ambiental com a viabilidade econômica. Mas sabemos que sua eficácia dependerá da colaboração entre governos, indústrias e consumidores para superar os desafios e alcançar os objetivos estabelecidos. E isto se aplica a tudo, inclusive às ações que encabeçarmos para mudar a imagem do plástico localmente e globalmente.”

Para dar andamento a todos estes projetos e ações, Eduardo Berkovitz contará com o apoio da recém-eleita Diretoria e do então Presidente, Rogério Mani, que seguirá como Presidente do Conselho Fiscal. “Encerro estes vários mandatos, que incluíram o desafio da pandemia, de forma feliz e com a sensação de missão cumprida. A satisfação é ainda maior por saber que todas as conquistas que obtivemos nestes últimos anos serão fundamentais para pavimentar as ações do novo Presidente. Além de um grande amigo, Berkovitz é um profissional talentoso que certamente levará a ABIEF a novos patamares de projeção, engajamento, conexão e defesa da indústria brasileira de embalagens plásticas flexíveis. Caráter e competência não lhe faltam”, conclui Mani.

Sobre Eduardo Berkovitz

Eduardo Berkovitz é engenheiro químico formado pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, pós-graduado em engenharia econômica pela Universidade Estácio de Sá e com MBA Executivo pela Fundação Dom Cabral e pela University of British Columbia, Canadá.

Iniciou sua carreira em 1980, trabalhando nas áreas de produção e processo em fábricas de cloro e soda. Em 1985, fez a transição para a ciência de polímeros, ingressando na Politeno. No ano 2000 deixou a Politeno para criar a divisão comercial da Polietilenos União. Em 2003, assumiu a função de Diretor Comercial da Rio Polímeros – Riopol e passou a fazer parte da equipe de liderança da construção do primeiro projeto de um polo gás-químico no Brasil, no estado do Rio de Janeiro.

Entre 2008 a 2021, atuou como Diretor do Departamento de Competitividade e Tecnologia (DECOMTEC) da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (FIESP) e foi conselheiro do Instituto Mauá de Tecnologia (IMT). Além da Presidência da ABIEF, Berkovitz ocupa o cargo de Presidente do Conselho Fiscal e Conselheiro do Instituto Nacional do Plástico (INP) e membro do Conselho da ABIPLAST – Associação Brasileira da Indústria do Plástico . Desde 2018, trabalha na Valgroup como Diretor de Relações Institucionais e Compliance.

Fonte e foto: divulgação: ABIEF