Entre os próximos dias 04 e 09 de março a ABIMAPI (Associação Brasileira das Indústrias de Biscoitos, Massas Alimentícias e Pães & Bolos Industrializados) realizará a Missão Empresarial EUA, com foco em promover os alimentos “free from”. Serão 14 empresas presentes, sendo oito associados ABIMAPI e participantes do projeto setorial Brazilian Biscuits, Pasta and Industrialized Breads & Cakes, realizado em parceria com a Apex-Brasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos). A iniciativa recebe o apoio do Consulado Geral do Brasil em Los Angeles.
O conceito “free from” remete aos alimentos desenvolvidos para indivíduos que possuem alguma restrição alimentar, seja por questões de saúde, como celíacos ou pessoas com intolerância a lactose, por exemplo, ou que por opção própria resolveram adotar este tipo de dieta. Esta é uma tendência que vem crescendo no Brasil, mas nos Estados Unidos o segmento já é 6,4 vezes maior do que em nosso país. Só em 2018 o nicho gerou cerca de US$ 109, 7 bilhões, 25% do total mundial em valor.
Na oportunidade serão apresentadas linhas de biscoitos, massas, bolos, pães de queijo, granola, salgadinhos, torradas, tapioca, misturas, doces, entre outros produtos, integrais, sem adição de açúcar, gordura trans, glúten, lactose, OGM, bem como as versões orgânicas e veganas. Além disso, o grupo de fabricantes irá a pontos de venda estratégicos para produtos naturais e/ou com apelo de saudabilidade, participarão de seminário de inovação e empreendedorismo, além da participação da rodada de negócios focada em compradores de alimentos “free from” e da visita agendada para a Natural Products Expo West, maior feira do mundo do segmento, que acontece em Anaheim, Califórnia, principal região de desenvolvimento da categoria de produtos dessa natureza nos EUA. Em 2018, o evento reuniu 3.521 empresas expositoras e recebeu mais de 85 mil visitantes de diversos países, uma grande oportunidade para as empresas se conectarem com outros varejistas, descobrirem novos produtos, construírem relacionamentos comerciais.
Esta será a primeira iniciativa internacional da ABIMAPI totalmente dedicada às empresas do setor que fabricam e estão aptas a exportar alimentos para dietas restritivas. Entre as participantes estão: Araunah, Bifum, Fhom, Granó, Maricota, Marilan, Toscano & Sarchis e Vitalin como associadas ABIMAPI e BM7 Global, Copra, Dom Amazoon, Santa Helena, Stevita e Vapza como integrantes da ação.
De acordo com Cláudio Zanão, presidente-executivo da ABIMAPI, o objetivo da iniciativa é focar em uma tendência que vem ganhando força. “Realizamos reuniões periódicas e estudos de mercado para definir estratégias que dão força ao setor que representamos e às novas tendências mundiais de consumo”, destaca.
Fonte: Tree Comunicação