A CSMAIP (Câmara Setorial de Máquinas e Acessórios para a Indústria do Plástico) da ABIMAQ (Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamento, lançou a série educativa “Plastificando”, que visa conscientizar a sociedade sobre o uso responsável e sustentável do plástico. A campanha desmistifica o material, combate a desinformação e ressalta sua importância para a sociedade.
Composta por 13 episódios e conteúdos de leitura, a série aborda a história do plástico, seus diferentes tipos, os processos de transformação, a reciclagem e as inúmeras aplicações do material.
Do uso em equipamentos médicos, essenciais durante a pandemia, a embalagens que garantem segurança alimentar, o plástico é um elemento vital para a saúde, economia e qualidade de vida.
Amilton Mainard, presidente da CSMAIP/ABIMAQ, destaca: “O problema não é o plástico em si, que é uma solução, mas sim o que é feito com ele após a utilização. A série ‘Plastificando’ demonstra que não existem vilões, e sim a necessidade de educação para o descarte correto. O plástico é um material que revolucionou e continua a transformar profundamente nossas vidas”.
O potencial da reciclagem e a Economia Circular
A campanha apresenta, de forma objetiva e acessível, os principais polímeros utilizados pela indústria, como polietileno (PE), polipropileno (PP), PVC, PET e plásticos de engenharia, e apresenta como cada um deles pode ser reinserido na cadeia produtiva por meio de processos de reciclagem.
O conteúdo reforça que todo plástico é reciclável e que a economia circular é fundamental para ampliar o ciclo de vida dos produtos e reduzir impactos ambientais.
Os episódios mostram dados e esclarecimentos importantes sobre o cenário nacional. O Brasil possui hoje índice real de 23,4% de reciclagem de plásticos, um avanço importante, mas que ainda revela grande potencial de crescimento da cadeia produtiva.
As visitas a cooperativas, fábricas, centros de triagem e recicladoras de alta performance também demonstram que, em materiais amplamente utilizados, como PE e PP, os processos modernos utilizam cerca de 50 ml de água por quilo de resíduo, trabalhando em circuitos fechados que tratam e reaproveitam a água, o que reduz drasticamente o impacto hídrico do processo.
Essas demonstrações evidenciam que o Brasil possui uma cadeia tecnológica madura e com capacidade real de ampliar a circularidade dos plásticos. A série reforça que a solução não está na proibição do material, mas sim na educação para o descarte correto, no investimento em coleta seletiva e na expansão das iniciativas de reciclagem.
Educação e combate a mitos
A série “Plastificando” destaca que nenhum material é vilão por natureza. Plástico, vidro, metal ou papel podem ser sustentáveis quando utilizados de forma consciente e integrados a sistemas eficientes de reaproveitamento.
O grande desafio está em educar para o descarte correto, fortalecer políticas de reciclagem e estimular a responsabilidade compartilhada entre sociedade, poder público e indústria, que ajudarão também a fomentar a geração de empregos, renda e desenvolvimento regional.
Conteúdo aberto ao público
A proposta é democratizar o conhecimento, aproximar o público da realidade industrial e promover uma relação mais responsável com esse importante material que está presente em nosso dia a dia. Os episódios podem ser conferidos gratuitamente pelo youtube oficial da ABIMAQ. https://www.youtube.com/@abimaqoficial.
Mais informações podem ser conferidas no site https://conteudo.abimaq.org.br/plastificando
Fonte: Vervi Assessoria e foto: divulgação