Close

Ações da DUX Nutrition Lab reduzem mais de 1,4 milhão de resíduos plásticos da natureza por ano

 

Com o objetivo de divulgar os dados mais recentes de ações voltadas para sustentabilidade, a DUX Nutrition Lab, empresa brasileira de suplementos alimentares, que, desde a sua fundação em 2015, tem como princípio desenvolver fórmulas limpas e naturais para seus produtos, realiza a Semana do Meio Ambiente DUX.

A novidade mais recente da marca é a inclusão de almofadas biodegradáveis como proteção de suas embalagens. Desenvolvidas com AIRplus® BIO, o material é feito de plástico biodegradável, derivado do milho, completamente compostável e que se decompõe em 182 dias. “Já utilizávamos materiais reciclados e compostáveis anteriormente, mas com esta alteração, além de garantirmos um material estável, elástico, impermeável ao ar e leve, a produção das almofadas biodegradáveis também requer menos materiais em sua produção, o que contribui para toda a nossa cadeia de sustentabilidade”, explica Alberto Ander, especialista de P&D – Embalagens da DUX Nutrition.

Outra ação de destaque da marca é o descarte do uso do plástico (lacre termoencolhível) que recobria a tampa de todos os produtos. Somente com esta ação, que teve início em janeiro de 2022, a marca irá reduzir 1.485.000 milhão de resíduos plásticos da natureza por ano.

“Foram anos de estudo para chegarmos no atual modelo e possibilitar o descarte do uso plástico em nossas embalagens. E é importante ressaltar que, com esses estudos, constatamos que uso do lacre termoencolhível não garantia mais proteção para a qualidade dos produtos, mas sim, o selo de indução interna, que é responsável por impedir o contato do suplemento com a tampa do pote. Desta forma, pudemos fazer essa alteração com tranquilidade sabendo que, além de garantir mais segurança ao produto, também evitamos o uso de um poluente ambiental”, diz Alberto.

Além disso, hoje em dia, 95% do material utilizado nas embalagens dos produtos é primário e biodegradável e os sachês são feitos de fontes renováveis (embalagens produzidas a partir de cana-de-açúcar). “Também após anos de estudos e planejamento, chegamos em um modelo capaz de oferecer potes 100% biodegradáveis, o que fez com que nos tornássemos a primeira empresa de suplementos do Brasil a conquistar esse feito. E isso só foi possível, pois desenvolvemos o P-Life (Programmed Life ou Vida Programada), que permite a sua biodegradação e contamos com a aprovação de autoridades internacionais para este uso, como o FDA (Food and Drug Administration)”, conta Alberto.

Neste ano, inclusive, a empresa inaugurou uma fábrica no interior do estado de São Paulo e, por estar sempre em busca de soluções e alternativas para que seu impacto ambiental seja o menor possível, com esta unidade fabril, a DUX pretende ter ainda mais controle e possibilidades neste sentido, ao investir em tecnologias que contribuam com a redução da quantidade de insumos consumidos e, com isso, ter um impacto positivo não só ao oferecer produtos saudáveis e de alta qualidade, mas também no meio ambiente.

E além das ações desenvolvidas para garantir produtos e embalagens que não agridam o meio ambiente, a DUX também possui uma parceria com um sistema de reciclagem, na qual a marca paga o valor da reciclagem para uma empresa que, consequentemente, repassa para as cooperativas de reciclagem, ou seja: 200% de toda a produção de embalagens da marca é reciclada. Isso significa que a DUX paga para reciclar o dobro de plástico que produz.

Ainda como parte das ações voltadas para a Semana do Meio Ambiente DUX, a empresa também desenvolveu uma campanha online com a atleta Karina Oliani, embaixadora da marca desde 2021 e que foi escolhida para representar as ações da marca justamente por ter seus princípios pessoais diretamente ligados aos valores de sustentabilidade da marca. “Essa parceria é o ‘match’ perfeito, pois assim que conheci melhor a DUX, me encantei. A marca prioriza a sustentabilidade acima de tudo e, além disso, eles investem constantemente em bons princípios ativos e boa matéria prima, ou seja, não abrem mão da qualidade dos produtos e, ao mesmo tempo, possuem o compromisso de não poluir a natureza. E todos esses valores eu também priorizo na minha vida pessoal e profissional” finaliza Karina.

Fonte: TMA Comunicação