Close

Ajinomoto do Brasil firma parceria para reciclar embalagens flexíveis

A Ajinomoto do Brasil, referência na produção de aminoácidos e proprietária de marcas renomadas como SAZÓN®, MID® e VONO®, anuncia parceria inovadora com a empresa especializada em logística reversa e economia circular, Yattó, por meio de seu departamento de sustentabilidade e do AjinoLab, hub de inovação da empresa. Com o objetivo de acelerar a solução para a reciclagem de embalagens flexíveis pós-consumo, o projeto-piloto é um importante passo para o compromisso da companhia com o meio ambiente, além de estar alinhado aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU. A iniciativa busca contribuir para a meta estabelecida até 2030, na busca de soluções para o desafio de redução de plástico desde a produção até o pós-consumo.

Trabalhando com cooperativas de catadores, o propósito da parceria é reciclar 20 toneladas de embalagens flexíveis pós-consumo ao longo de três meses, o equivalente a 2,4 milhões de embalagens. “Com o apoio da Yattó, temos a oportunidade de transformar um desafio em uma ação concreta para a sustentabilidade, encontrando soluções para desviar resíduos de aterros e lixões, e aumentando assim as taxas de reciclagem no país.”, explica a gerente de área sênior de Sustentabilidade da Ajinomoto do Brasil, Janaína Padoveze.

Atualmente, a Ajinomoto do Brasil segue a Política Nacional de Resíduos Sólidos, que solicita que as empresas implementem a logística reversa para garantir que, ao menos 22% dos resíduos gerados tenham o destino correto após o descarte do consumidor, chamado de pós-consumo. O projeto com a Yattó é um adicional ao compromisso com a legislação brasileira, contribuindo para a implementação dos objetivos da empresa, especialmente no que se refere à sustentabilidade ambiental e à gestão responsável dos resíduos.

Segundo Janaína, o projeto será mensurado por indicadores que demonstrarão o impacto ambiental, social e econômico. “O projeto-piloto terá duração de três meses, contemplando a reciclagem de 20 toneladas de embalagens flexíveis pós-consumo, e terá como uma das métricas de sucesso mais importantes, a capacidade de transformação desses resíduos em materiais de pontos de venda para o varejo”, reforça a executiva.

O sistema de logística reversa será estruturado e gerenciado pela Yattó, junto às cooperativas de catadores de materiais recicláveis. A empresa irá oferecer suporte diário às cooperativas selecionadas por meio de atividades de recebimento, armazenamento, coleta, transporte e destinação dos resíduos, fortalecendo e impactando positivamente na qualidade de vida de seus cooperados.

Participação no Comitê de Sustentabilidade

Junto com outras empresas parceiras da Yattó, a Ajinomoto do Brasil participará de encontros semestrais para estimular o debate sobre a iniciativa e o impacto do projeto. A troca de experiências e soluções entre as empresas irá contribuir para o aprimoramento contínuo das práticas sustentáveis. “O Comitê Yattó Transforma de Sustentabilidade vai ser uma oportunidade para compartilharmos os desafios atuais do mercado e as possíveis soluções para aumentar as metas e impulsionar mudanças significativas na cadeia de reciclagem”, afirma Janaína Padoveze.

A Ajinomoto do Brasil está confiante de que, com o apoio da Yattó e outras parcerias estratégicas, será possível alcançar suas metas de redução e circularidade de plásticos e impactar positivamente o meio ambiente e a sociedade, reforçando seu compromisso em contribuir para um futuro mais sustentável.

Fonte: Race Comunicação